Através de cálculos, conseguiu chegar-se perto de uma resposta real. Mas como foram feitos esses cálculos? Inicialmente, para que a explicação fosse mais simples, o The Conversation decidiu realizar cálculos a uma escala mais pequena, para posteriormente conseguir calcular-se a uma escala maior.
A explicação
O que aconteceria caso enchêssemos uma banheira até ao cimo e fôssemos para dentro dela? A água transbordaria com o mesmo volume do corpo (o corpo entra e a água sai), porque o corpo a empurrou para fora, uma vez que a banheira tem um fundo e lados sólidos e a única direção em que a água pode ir é para cima e para fora.
No entanto, se a banheira estivesse apenas meio cheia, à medida que um corpo entrava, o volume do seu corpo apenas empurrava a água para cima, sem que esta transbordasse. É a partir desta lógica que se consegue calcular quanto é que o nível de água na banheira subiria, com algumas equações matemáticas simples.
Para uma banheira retangular que tenha 150 cm de comprimento e 60cm de largura, a área é de 90cm quadrados e, para se calcular quanto o nível da água vai subir quando um corpo se senta na banheira, considerando o volume que se está a adicionar à banheira e a área em que se está a espalhar este volume, a quantidade de água que faz com que o nível da água suba é igual ao volume adicional dividido pela área.
Assim, para calcular o volume, supôs-se que o corpo, tal como a banheira, é também retangular, com cerca de 121cm de altura, 60cm de largura (da esquerda para a direita) e 30cm de profundidade (da frente para trás). O volume do corpo seria de 121cm x 60cm x 30cm, que equivale a 22cm cúbicos.
Quando o corpo se senta na banheira, está a adicionar-se o volume de aproximadamente metade desse corpo à banheira, o que significa que a altura da elevação do nível da água é igual ao volume de metade do corpo, dividido pela área da banheira. Assim, utilizando as estimativas acima, isto leva a um aumento do nível da água de 11cm cúbicos divididos por 93cm quadrados, o que equivale a cerca de 12,7cm.
Para se chegar à resposta da questão “se todas as pessoas na Terra se sentassem no oceano ao mesmo tempo, quanto é que o nível do mar subiria?”, olhou-se para o oceano como uma banheira gigante e, para se conseguir calcular quanto a água subiria, é necessário saber a área da superfície da Terra coberta pelo oceano e o volume de pessoas sentadas e, posteriormente, dividi-la pela área oceânica.
Atualmente, há quase 8 mil milhões de pessoas na Terra e mais de 70% da superfície da Terra é composta pelo oceano, correspondendo a uma área de cerca de 361,9 milhões de km2 e 1,3 mil milhões de km3 de volume.
Os seres humanos têm tamanhos diferentes, dependendo das idades e genética e, por isso, o The Conversation assumiu um tamanho médio é de 1,5m – um pouco maior do que uma criança – com um volume médio de 2,8m cúbicos. Apenas metade do corpo de cada pessoa ficaria submerso quando se sentasse, pelo que apenas 1,4m cúbicos seriam acrescentados ao nível da água. Com um total de 8 mil milhões de pessoas, é possível calcular 1,4m cúbicos x 8 mil milhões, o que dá um enorme volume de 11,2 mil milhões de metros cúbicos que seriam adicionados aos oceanos.
Embora seja um volume extenso, os oceanos têm uma área bastante vasta. Usando os mesmos cálculos que foram realizados para o caso da banheira, dividiram-se os 11,2 mil milhões de metros cúbicos de volume pelos 361,9 milhões de km2.
A resposta
A subida total do nível do mar seria de cerca de 0,0003048 cm, ou seja, menos de um centímetro. Acontece que, embora o volume de pessoas sentadas no oceano seja extenso, os humanos são apenas “uma gota” na dimensão gigantesca dos oceanos.