Conduzido pelo próprio inventor, Stefan Klein, este carro voador realizou uma travessia aérea entre duas cidades na Eslováquia, que durou cerca de 35 minutos.
O teste foi realizado na segunda-feira, 28, entre Nitra e Bratislava, e traduziu-se, segundo o seu criador, uma viagem “normal” e “muito agradável”. No ar, o carro atingiu os 170 quilómetros/hora e depois de aterrar, os meios de comunicação presentes reportam que bastou a Klein “carregar num botão”, para de seguida conduzir o veículo, como qualquer carro normal, de volta ao centro da cidade.
O AirCar Prototype 1 é um híbrido entre um avião e um carro desportivo que se transforma em tês minutos, recolhendo ou erguendo, as asas nas suas laterais. “Vai do modo de conduzir ao modo de voar num clique de um botão”, lê-se no comunicado enviado à imprensa. Tem um motor da BMW com uma potência de 160 cavalos, pesa 1.1 toneladas e pode transportar duas pessoas, com um peso máximo de 200 quilogramas no total.
O protótipo é da empresa Klein Vision, que tem como CEO Stefan Klein e cofundador Anton Zajac. Segundo a BBC, a empresa levou dois anos para desenvolver o protótipo, que custou “menos de 2 milhões de euros”. O carro voador já realizou 142 aterragens bem sucedidas, tendo, no total, 40 horas de voo. Já chegou a atingir os 2.5 mil metros de altitude, os 190 quilómetros/hora e foi capaz de realizar uma volta de 45 graus.
“O AirCar já não é apenas uma experiência de um conceito. Acabou de tornar ficção científica em realidade”, escreveu Zajac, no comunicado. “Isto [o protótipo] abre uma nova categoria para os transportes e retoma a liberdade, originalmente atribuída aos carros, de volta aos indivíduos” , acrescenta Klein.
A Klein Vision está a desenvolver novos protótipos, planeando conseguir um modelo com três e quatro lugares. O AirCar Prototype 2, um modelo em pré-produção, promete atingir uma autonomia de mil quilómetros e os 300 quilómetros/hora.
Várias são as empresas que começaram a explorar a possibilidade da criação de um carro voador, tais como a Hyunday, a Toyota, a GKN Aerospace, a Boeing e a Porsche, entre outras.