A ideia ganhou forma durante a quarentena. Ana Pinto Coelho tinha sofrido uma doença oncológica no ano anterior, o marido ficara infetado como o novo coronavírus e, nos encontros com amigos e familiares, através da plataforma Zoom, iam falando regularmente de temas que estavam no centro das suas preocupações. “Por vezes convidávamos quatro ou cinco pessoas fora da caixa e criavam-se ali momentos de partilha em áreas significativas para nós, das angústias que sentíamos a questões sobre educação, carreira, família, aspirações ou falhanços ”, nota a coach e CEO da InsightOut.
Após trocar impressões com Sofia Costa Quintas, a coach com quem tem uma parceria profissional, pensaram em construir um jogo de cartas para fomentar o processo de questionamento e partilha num registo lúdico, à semelhança do que sucede noutros países. Fizeram “focus groups” para testar o produto e avançaram.
“Já tínhamos a marca Power of You, uma ferramenta de assessment, e decidimos criar um produto associado a ela com a intenção de proporcionar experiências transformadoras”, explica Ana. “As pessoas têm vindo a perder o hábito de conversar e, mesmo num jantar intimista, de falarem sobre si próprias”, observa Sofia. “Quando começam a jogar, passam a ver o outro de uma maneira diferente.”
O jogo tem 72 perguntas simples, desenhadas para promover o autoconhecimento e trocar ideias em jantares de amigos e, também, entre pais e filhos: “A proposta é que as pessoas se abram, sem máscaras, e exprimam coisas que tenham significado para elas, algo que normalmente não fazem em conversas de circunstância”.
As Cartas Power of You, disponíveis aqui, têm tido um feedback “interessante” nesta fase de desconfinamento: “Um empresário ofereceu-o aos membros da equipa, um casal passou a incluí-lo nos seus rituais quando os filhos vão dormir”, acrescentam. Há ainda os que “levam para a praia ou em convívios entre antigos amigos”. A meta é criar oportunidades de conexão e momentos transformadores.