Os acidentes com mergulhos são uma das principais causas de lesão na coluna vertebral, sobretudo nos jovens com menos de 35 anos. O alerta é da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV), que este verão volta a promover uma campanha de consciencialização para os comportamentos de risco associados aos saltos em piscinas e praias.
As lesões na coluna na sequência de mergulhos acontecem habitualmente quando a cabeça bate no solo ou numa rocha. Além da baixa profundidade do local, estes acidentes podem estar relacionados com uma postura incorreta durante o mergulho.
Num vídeo que está a ser difundido nas redes sociais, com o mote “Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!”, gasta-se um minuto e meio para elencar dez conselhos-chave para prevenir acidentes:
1. Não mergulhes numa zona que desconheces e em lugares não vigiados ou não iluminados;
2. Mantém-te sempre na zona super-visionada;
3. Verifica a profundidade do local e não mergulhes em águas rasas com menos do dobro da tua altura;
4. No mar, não te atires de cabeça, entra sempre primeiro a andar;
5. Assegura-te de que não existem obstáculos no local onde vais mergulhar, como rochas ou bancos de areia;
6. Na piscina, escolhe o local onde vais mergulhar de acordo com as indicações de profundidade, respeitando sempre a sinalização;
7. Mergulha com os braços em extensão e as mãos à frente, de modo a proteger a cabeça;
8. Evita comportamentos de risco, como mergulhar de costas ou em corrida;
9. Não bebas bebidas alcoólicas antes de mergulhar;
10. Nas piscinas, não mergulhes perto de outras pessoas.
No caso de alguém presenciar um acidente ou suspeitar de uma lesão da coluna, a SPPCV alerta para a necessidade de se contactar imediatamente o 112 e de não mover a vítima, pois qualquer movimento pode causar-lhe danos maiores e permanentes.
A escolha de um vídeo para divulgar esta campanha “é uma forma dinâmica de levar o público-alvo a pensar sobre o tema”, diz Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da SPPCV, “e, sobretudo, a reter as nossas recomendações que, quando seguidas, podem fazer toda a diferença na sua saúde, uma vez que uma vítima de um acidente de mergulho pode sofrer uma lesão modular grave, a qual pode levar a incapacidade ou à morte”.