Em período de pandemia provocada pelo novo coronavírus, a afluência às grandes superfícies comerciais, invariavelmente, está ligada a enormes filas, longos tempos de espera e, por vezes, até dificuldades no acesso a alguns artigos e produtos alimentares. E nem as lojas online escapam a atrasos nas entregas. Face a este panorama, comum a quase todas as grandes cidades, a empresa portuguesa Fullscreen, especializada em tecnologias de informação e soluções digitais, acaba de lançar “uma missão” de apoio ao comércio local, através da plataforma #Evaristo, uma montra online, com produtos e serviços, de vizinho para vizinho.
Trata-se de um portal digital que pretende ligar clientes a pequenos negócios, de diversas áreas, e ainda sem presença online. “Esta é a nossa ajuda, o nosso contributo”. David Besteiro, diretor comercial da empresa de Vila Nova de Gaia, apresenta assim esta ferramenta tecnológica, que pretende “facilitar a ligação” entre comerciantes e clientes “através da web”, de forma simples, prática e sem custos.
A escolha do nome do projeto veio da bem conhecida frase, do cinema português, que Vasco Santana atira a António Silva, no filme O Pátio das Cantigas. A pergunta, em jeito de provocação: “Ó Evaristo, tens cá disto?” repetida, por diversas vezes, à entrada da velha mercearia de bairro, ganha agora um novo, e bem atual, significado. Pois este Evaristo, criado pela Fullscreen, em linha com os tempos modernos, pretende ajudar a dar visibilidade a todos os negócios, de pequena dimensão, que vivem à margem do digital. No mesmo portal é possível encontrar serviços de take away, entrega e recolha no domicílio, numa tentativa de, como muitos outros, procurar ultrapassar os desafios económicos deste período de estado de emergência.
A ideia, que partiu dessa simples pergunta, de um cliente para um lojista, sobre um determinado artigo, assume uma dinâmica ampla e abrangente, de apoio ao comércio local, em todo o País. Assente numa lógica de “localidades digitais”, o portal permite a comerciantes e clientes, comunicar de forma mais direta, através de uma página comum.
Tem Vila Nova de Gaia como cidade piloto e conta com o apoio do município, mas esta plataforma pretende, em breve, ser “a montra virtual dos pequenos comerciantes e espalhar-se por todo o País”, conta David Besteiros. Em poucos cliques, será possível conhecer negócios e serviços prestados, consultar disponibilidade de artigos e produtos alimentares, perto de casa, bem como pesquisar restaurantes, mercearias, padarias, floristas e lavandarias da sua preferência.
Além de grátis, para quem se inscreve, o portal “foi muito simplificado a pensar nos utilizadores sem experiência ou conhecimentos de e-commerce e informática”, sublinha o responsável. Sejam eles quem compra ou presta serviços. Nesta “experiência de utilização simplificada” nunca são pedidos dados bancários nem cartões de crédito, uma vez que a compra ou requisição de um serviço são tratados, diretamente, entre os intervenientes.
Cabe ao comerciante registar-se, introduzir uma lista de produtos – os mais vendidos, por exemplo -, informando preço e disponibilidade de entrega no domicílio (indicando taxa e zona abrangida) ou levantamento no estabelecimento comercial. “Criada a conta, a loja fica disponível para consulta”, diz David Besteiro. Já o cliente entra sem registo obrigatório, pesquisa os produtos e encomenda. O portal gerará depois um e-mail e um SMS, enviado ao comerciante, que dará andamento ao pedido.
Ainda a dar os primeiros passos, a plataforma #Evaristo é uma nova forma de adquirir bens e serviços, simples e acessível até para os mais idosos.