Depois dos incêndios devastadores, vieram as chuvas diluvianas. No último fim de semana, chegaram as tempestades de areia e a queda de granizo. Agora a Austrália enfrenta uma praga nunca antes vista de aranhas-de-funil, o aracnídeo mais venenoso do mundo.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/01/spiders_au_sydney_funnel_web-1030x771-1024x767.jpg)
Foto: Australian Reptile Park
O calor extremo e a humidade são as condições climatéricas ideais para o seu desenvolvimento, alertam os biólogos do Parque Australiano de Répteis, avisando as populações para o aumento invulgar desta espécie de aranhas, sobretudo nas zonas urbanas. A Atrax robustus tem uma distribuição maior num raio de 100 km à volta de Sydney.
Os machos, que são os mais venenosos para o ser humano, procuram abrigo durante o dia em locais mais escuros e frecos. É muito frequente esconderem-se nos recantos de piscinas e garagens, debaixo de pedras ou dentro de sapatos, mordendo as pessoas no momento em que se tentam calçar.
A mordidela da aranha-de-funil pode matar um ser humano em 15 minutos, mas existe um antídoto para o seu veneno, largamente distribuído em todas as urgências hospitalares.
Nos primeiros minutos deve fazer-se um garrote na zona acima da mordidela, à semelhança do estipulado para as dentadas de cobra.
Nos últimos anos não existem registo de mortes devido a ataques destas aranhas, mas nunca a sua população foi tão grande. Esta semana, avisam os especialistas, podem haver milhões de ovos a eclodir.