É altura dos festivais de verão e, com eles, chegam também as roupas mais descontraídas e frescas, calçado confortável e cabelos ao vento. Mas a verdade é que o seu cabelo fica muito mais exposto a condições que o tornam menos saudável.
Para quem costuma acampar nos festivais, o cenário fica ainda pior porque lavar e hidratar o cabelo da forma mais correta torna-se muito pouco prático. Neste caso, tem mesmo de se remediar o que não foi prevenido, por isso, aqui ficam algumas dicas que pode seguir, logo a seguir às festas e festivais de verão.
Cabelo seco, o maior inimigo
Um dos grandes problemas dos cabelos, e que se intensifica nos festivais (e no verão, no geral), é o cabelo seco. Sem oportunidade de se usar um condicionador e uma máscara apropriada, é fácil descuidar a parte da hidratação.
O importante é, na primeira lavagem depois do festival, utilizar um champô muito hidratante, rico em manteiga de cacau, por exemplo, que vai fazer com que ele fique menos seco. Aconselha-se, também, a passagem do champô duas vezes, antes de se colocar o condicionador.
Embaraçado, desembaraçado
Os nós nos cabelos são a dor de cabeça de muitas mulheres e, nos festivais, é quase certo que eles se formem, principalmente se acampar: o vento, a agitação enquanto dança e mesmo o facto de não ser lavado nas melhores condições faz com que se formem nós na cabeça que são difíceis de combater.
A verdade é que podem ser um sinal de que o seu cabelo está mesmo a precisar de ser reconstruído, porque quantos mais nós tiver, mais estragado está. Assim, é importante fazer um tratamento profundo, depois de se utilizar o champô e o condicionador, com uma máscara que hidrate bem todo o cabelo.
Procure, por exemplo, uma máscara reconstrutora com óleo de aloe vera ou óleo de jojoba. Produtos à base de algas marinhas também ajudam a hiratar e a fortalecer o cabelo. Com um pente de dentes largos, deve-se ir penteando o cabelo para que se consiga uma aplicação da máscara uniforme por ele todo e que consiga penetrar todos os fios. Assim, sem sofrimento, o cabelo vai desembaraçando.
Cabelo frisado
Com a humidade do ar, o cabelo fica mais facilmente com aspeto frisado: isto porque quase nenhum cabelo é completamente liso, no seu estado natural.
É importante usar uma escova para pentear que se adeque ao seu tipo de cabelo, e deve fazê-lo ainda com ele molhado. Na verdade, mesmo que perca uns minutos do seu dia a penteá-lo, o resultado acaba por ser bom, porque impede que ele fique com aspeto estragado. Há quem diga que é importante pentear o cabelo duas vezes por dia, de manhã e à noite, para o manter mais saudável e bonito.
Nutrir é a chave
Depois de colocar condicionador ou fazer uma máscara de hidratação profunda, pode usar uma técnica que vai potencializar os efeitos da máscara: colocar uma touca de hidratação O calor dentro dela vai fazer com que a máscara consiga penetrar de forma mais profunda. Existem várias, de diferentes tipos – de plástico, de alumínio e isopor, por exemplo – , só tem de procurar a que melhor se adequa ao seu tipo de cabelo e às suas necessidades no momento.