O seu emprego pode ser o motivo de andar a engordar. Quem o diz é o site de empregos britânico CV-Library, num estudo que realizou.
A investigação concluiu que cerca de um terço da população empregada no Reino Unido reconhece que os seus empregos os levaram a engordar.
E o pior da “engorda laboral” não são as gorduras que começam a espreitar por fora da camisa: para além dos efeitos físicos sentidos, 75,7% dos 1.200 participantes relataram sentir-se tristes com esta realidade.
Conjugar um estilo de vida equilibrado com uma carreira exigente não é, como muitos sabem, uma tarefa fácil.
Lee Biggins, fundador da CV-Library, explica que “viver um estilo de vida saudável pode, por vezes, ser sentido como um emprego só por si; por isso não é surpreendente ver que o emprego tem impacto nos hábitos de comer e praticar exercício de muitos dos profissionais da nação“.
“Posto isto, é preocupante perceber que, graças a isso, uma percentagem tão alta [de profissionais] está infeliz”, acrescenta.
“Ganhar peso no trabalho é percetível, particularmente se está sentado à secretária o dia todo e se tem dificuldade em incluir idas ao ginásio ou práticas de exercício depois do trabalho”, diz Biggins.
As cinco razões apontadas pelos participantes como as principais culpadas de se engordar no trabalho foram:
– Estar sentado à secretária quase todo o dia – 50,1%
– Não ter tempo para fazer exercício – 40,8%
– Comer snacks durante o dia – 40,3%
– Comer demasiado em resposta ao stress do trabalho – 31,2%%
– Partilhar snacks que os colegas trouxeram de casa – 28%
Para além destes, outros fatores foram considerados “cúmplices” da engorda no local e trabalho: o excesso de trabalho; não saber balancear o trabalho e o lazer; trabalhar numa empresa com uma cultura interna pobre; o tempo passado a conduzir de e para o trabalho; e não retirar prazer do cargo que se desempenha.
Biggins propõe uma série de sugestões de combate à “engorda laboral”, sob a forma de comportamentos que qualquer trabalhador pode adotar:
“Tente acordar um pouco mais cedo, ou assegurar-se de que sai do trabalho a tempo de incluir [na rotina] uma ida ao ginásio”.
“Em alternativa, se puder, caminhe até ao trabalho. Ou dê um passeio à hora de almoço”, aconselha.
“Os snacks podem ser tentadores, portanto assegure-se de que leva almoços e snacks saudáveis consigo para o trabalho”. Desta forma, evitará ir petiscando os chocolates da máquina ou os bolos “caseirinhos” e tão apetitosos que o colega trouxe.
Se, por outro lado, a empresa onde trabalha o deixa desconfortável e contribui para a sua infelicidade, “pode ser tempo de falar com o seu chefe sobre ter um melhor balanço [trabalho-lazer] ou sobre dar o próximo passo na sua carreira”, aconselha Biggins.
E caso não haja nada a fazer “pode até estar na altura de procurar uma nova oportunidade noutro lado, com o potencial de fazer algo que gosta”.
Quem sabe, uma carreira como personal-trainer seja o ideal para se manter em forma.