O leitor desculpe o tratamento mais informal, mas a ferramenta de que falamos destina-se aos leitores mais jovens – tanto para quem ainda anda pelo Secundário, e ainda balança na decisão, com para quem já está no Superior e ainda não sabe bem que saídas profissionais têm à sua escolha. É, resumindo, “um projeto que nasceu da crença de que se pode mudar a vida dos mais jovens”, conta Inês Menezes, fundadora e responsável da Plataforma Design the Future que acaba de lançar esta ferramenta inovadora.
“Fizemos uma série de entrevistas a jovens universitários e concluímos que havia um grande desconhecimento sobre as possibilidades à sua disposição. Uma coisa é conhecer o plano curricular, outra é saber em que se pode aplicar”, segue Inês Menezes, antes de nos apresentar a grande novidade do projeto – uma espécie de teste psicotécnico personalizado, online, desenvolvido com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e que surgiu devido a essa grande preocupação dos mais novos que é a vocação.
“Constatamos que muitos ainda escolhem cursos consoante a empregabilidade, esquecendo que a vocação, ou essa ideia de que podem empregar-se a fazer aquilo que gostam, é decisivo para o sucesso”, continua a responsável, acrescentando que ali podem construir o seu perfil, de acordo com os seus interesses, e compará-lo com os das profissões que podem estar a ponderar. Além disso, cada profissão tem uma base de dados associada, que inclui não só a oferta formativa a nível nacional como as provas de ingresso necessárias e as médias dos últimos anos.
No total, a Plataforma conta com cerca de 200 vídeos com duração de 3-5 minutos, sobre profissões e áreas tão diversas como Ciências, Psicologia, Direito, Medicina, Engenharia, até Marketing Digital, Business Intelligence, Social Media ou Robótica e Inteligência Artificial – num total de 3750 cursos, (profissionais, superiores, pós-graduações, metrados, livres e especializações) em mais de 1222 instituições de todo o país. Encontras ainda uma galeria de testemunhos personalizados e até o aval de Marcelo Rebelo de Sousa, esse mesmo, o Presidente da República. E então, de que estás à espera?