Quem esperava despedir-se de agosto com um mergulho em Carcavelos terá de fazer novos planos: desde as nove da manhã que a praia foi fechada a banhos. A decisão é da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, e surge na sequência de várias imagens que se espalharam pelas redes sociais onde se veem águas sujas a desaguar no mar, arrastadas pelas duas ribeiras que atravessam a praia.
A Câmara de Cascais, no entanto, garante que está tudo bem – que não foi uma descarga de esgotos, como se comentava no Facebook, mas apenas águas pluviais. A chuva intensa de segunda-feira, 28, terá arrastado para as duas ribeiras tudo o que é sujidade acumulada durante o verão na berma das estradas (sobretudo da Marginal), diz à VISÃO uma fonte da autarquia.
No próprio dia da ocorrência, aliás, o comandante da capitania apenas mandou hastear bandeira amarela junto às ribeiras, mantendo bandeira verde no resto da praia (não que, no meio daquela tempestade, a praia estivesse propriamente cheia de gente). Mas, três dias depois, a ARS decidiu encerrar a praia, por precaução. Só amanhã, sexta-feira, 1 de setembro, quando forem conhecidos os resultados das análises entretanto recolhidas, saberemos se Carcavelos fica aberta a tempo do fim de semana.