Não é uma ordem nem um pedido. É uma sugestão de José Luís Carneiro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o responsável pela entrada em funcionamento de uma aplicação destinada a circunstâncias como a que aconteceu ontem, na Rambla, em Barcelona.
“Foi pensada para a proteção de pessoas em situação de trabalho temporário ou turismo” no estrangeiro. Tem um “conjunto de informações sobre a rede consular, e permite o envio de SOS que, em caso de emergência, cai no nosso gabinete de emergência consular”, explicou à VISÃO. Facilita a transmissão de informação e o acionamento de medidas, em caso de necessidade ou emergência.
O Registo do Viajante é uma aplicação gratuita, que pode ser descarregada no Portal das Comunidades Portuguesas. Ao abrir a página, verá que o Portal contém, também, informação sobre toda a rede consular, os contactos de cada consulado e informação prática sobre cada País – regime de entrada e estada, cuidados de saúde, transportes e alojamento ou condições de segurança incluídas).
Todos os “cidadãos nacionais que pretendam sair do país em turismo ou por motivos profissionais” são aconselhados a efetuar um registo de viagem no Portal das Comunidades: http://www.portaldascomunidades.mne.pt. Basta ir à página. No canto superior direito encontra-se uma caixa dedicada ao Gabinete de Emergência Consular. Clique em Vai Viajar? Registe-se! Se preferir, pode mandar um e-mail para gec@mne.pt, dando conta da identidade do viajante e os dados da viagem (como o destino e o tempo de permanência).
De acordo com José Luís Carneiro, o Registo do Viajante já foi descarregado por 11 mil pessoas, nos últimos seis meses.