No ano passado, depois de uma adesão massiva das lojas e, naturalmente, dos clientes à Black Friday, a Associação Nacional de Defesa do Consumidor (DECO) recebeu várias queixas dos consumidores que alegavam uma subida dos preços dos produtos anterior à aplicação da promoção.
Mediante essas queixas, a DECO investigou e percebeu que algumas lojas tinham subido, em média, 10% os preços para poderem aplicar descontos tão elevados.
Por isso, este ano, para além do alerta, a DECO disponibilizou uma ferramenta no seu site, através da qual poderá verificar as mexidas nos preços dos produtos. Para isso, terá que colocar o link referente ao local onde encontrou o produto e clicar no botão para ver se é, como lhe chamam, uma “Black Fraude”.
A ferramenta vai apresentar-lhe um gráfico com a variação do preço nos últimos 30 dias e deixa-lhe uma recomendação do género: “preço pouco aliciante. É provavel que não poupe muito, porque a diferença entre o preço anterior e o de desconto é baixa” ou “não aconselhamos esta compra. O preço já esteve mais baixo”.
Só poderá utilizar esta ferramenta até à próxima segunda-feira, dia 28 de novembro.
Se quiser comparar os preços do mesmo produto entre vários sites, no sentido de perceber qual é a melhor promoção, também existem sites que fazem o trabalho por si. É o caso do KuantoKusta.pt, do maiscarrinho.com ou o izideal.pt.