A netflix chegou a Portugal em outubro, mas será que já conhecemos todas as funcionalidades do serviço? A VISÃO esclarece possíveis dúvidas e sugere truques para tirar melhor proveito das opções disponíveis.
Como saber os filmes que entram e saem do alinhamento
Com a lista de filmes, séries e de programas a mudar constantemente – à medida que a empresa ganha ou perde as licenças sobre os direitos de transmissão –, torna-se cada vez mais difícil saber quais os prazos de expiração dos conteúdos. Em sites como Instant Watcher e What’s New On Netflix existem resumos diários das novidades do serviço de streaming. Já saber as datas em que um filme sai de cartaz é mais complicado, mas o site Now Streaming atualiza com regularidade os filmes que, em breve, estarão offline.
Procurar melhor
O menu de pesquisa da Netflix é bastante limitado, o que pode dificultar a descoberta de filmes de qualidade da vasta quantidade de conteúdos. O site Instant Watcher permite filtrar com alguns parâmetros, como o ano ou a classificação na Netflix e no Rotten Tomatoes. E mesmo que o seu filme favorito ainda não esteja na Netflix pode usar os sites Can I Stream It ou WhereToWatch para descobrir onde o filme vai estar disponível para ver legalmente online.
O telefone como telecomando
Quem acede ao serviço de streaming através da PlayStation pode usar o seu smartphone ou tablet para controlar a Netflix em vez de usar o comando da consola. É preciso certificar-se que ambos os dispositivos estão ligados à mesma rede de wi-fi. Só depois de ter a app da Netflix instalada em ambos os dispositivos, o telemóvel e o tablet podem passar a ser o telecomando – também funciona se vir a Netflix através do Google Chromecast.
Recomendações
A empresa orgulha-se de usar um algoritmo que sugere os conteúdos que mais se adaptam aos gostos de cada consumidor, programas que as pessoas nem sabiam que gostariam de ver. Mas o sistema só funciona se cada um for alimentado com informações dos seus gostos, classificando os filmes e dizendo as preferências. Basta aceder à lista de preferências, selecionando “A Minha Conta” na versão online da Netflix.
Mudar as legendas
É possível escolher entre oito cores de texto diferentes, bem como a cor do fundo. O tamanho da fonte e o texto também podem ser ajustados, tudo disponível no menu “A Minha Conta” na versão online da Netflix.
Como eliminar o ‘buffering‘
Não há nada pior do que o filme “encravar” porque ainda está a “carregar”… Mas há um menu oculto para eliminar o “buffering”. Pressione Shift + Alt + Click esquerdo (ou Shift + Option + clique no Mac) durante a transmissão de um programa para abrir uma tela de diagnóstico. Clique em “Screen Manager” e selecione “Manual”. A qualidade da imagem poderá baixar um pouco mas permitirá ver o programa numa ligação mais lenta e sem soluços. Quando a situação acontecer na consola de jogos ou noutro dispositivo tente introduzir o código Up, Up, Down, Down, Left, Right, Left, Right, Up, Up, Up, Up no comando para desativar do Netflix e depois reinicie.
Vários perfis para vários utilizadores
Quando se partilha a conta da Netflix com amigos ou familiares, dentro do mesmo país, o algoritmo de recomendação do serviço pode ficar confuso. O ideal é criar perfis separados para distinguir os fãs de Lei & Ordem dos viciados em documentários. Cada perfil pode ter um total de cinco preferências e vai receber recomendações personalizadas. Para criar novos perfis use a opção “Manage Profiles” no menu de configurações.
Apague o histórico de exibições
A Netflix permite aceder ao registo das exibições e limpar itens específicos a partir dos livros de registo em todos os dispositivos. Basta aceder “A Minha Conta”, clicar em “Viewing Activity” e clique em X em qualquer dos programas que queira apagar. Assim vai poder assistir a “trash TV” sem impunidade.