Jennifer Aniston é uma das atrizes mais acarinhadas dos Estados Unidos da América e, por isso, está sempre na mira dos paparazzi. Farta das constantes mentiras publicadas sobre si, a eterna Rachel da série Friends escreveu uma carta aberta aos media onde criticava os padrões de beleza e as pressões sociais a que as mulheres estão sujeitas. Os desabafos surgem após a revista In Touch ter noticiado que a atriz estava “finalmente grávida” por ter uma “barriguinha”. A carta intitulada “Para que fique registado” foi publicada no Huffington Post.
“Deixe-me começar por dizer que dar ouvidos a fofocas é algo que eu nunca fiz. Não gosto de dar energia a um negócio de mentiras. Mas eu queria participar numa conversa mais ampla que já começou e precisa de continuar. Como não estou nas redes sociais, decidi escrever aqui os meus pensamentos.”, começou por escrever. “Para que fique registado, eu não estou grávida. Estou é farta. Estou farta do escrutínio e da vergonha criados diariamente e que se disfarçam de ‘jornalismo’, ‘primeira emenda’ e ‘notícias de celebridades’”.
“A objetificação e o escrutínio a que sujeitamos as mulheres são perturbadores e um absurdo. A maneira como sou retratada pelos media é um reflexo de como vemos e retratamos as mulheres em geral, medidas por algum padrão distorcido de beleza (…). Usamos isso para perpetuar essa visão desumana de mulheres, focando apenas a aparência física, que faz com que os tablóides se transformem num circo de especulações. ‘Ela está grávida?’. ‘Ela anda a comer demais?’. ‘O casamento dela está em risco porque as câmaras captaram uma imperfeição física?’”, continuou.
Os padrões de beleza não foram os únicos aspetos que Aniston abordou. De seguida, iniciou uma reflexão sobre a pressão que a sociedade impõe às mulheres acerca do casamento e da maternidade.
“Era aqui que eu queria chegar: estamos completas com ou sem um parceiro, com ou sem um filho. Nós podemos decidir por nós mesmas o que é bonito quando se trata dos nossos corpos. Essa decisão é nossa, e só nossa. Vamos tomar essa decisão por nós e para que as jovens neste mundo olhem para nós como exemplos. Nós não precisamos de ser casadas ou mães para sermos completas. Nós podemos decidir o nosso ‘feliz para sempre’”:
A atriz de 47 anos terminou o longo desabafo, explicando como os rumores da falsa gravidez a afetaram. “Ressinto-me quando me fazem sentir ‘menos que’ porque o meu corpo está a mudar e/ou porque comi um hambúrguer ao almoço e fui fotografada de um ângulo estranho e, por isso, sou considerada gorda ou grávida. Já para não falar do embaraço doloroso que foi quando fui felicitada por amigos, colegas e estranhos por uma gravidez fictícia”.
No mesmo texto ficou a promessa de que se um dia engravidasse, seria a própria Jennifer a dar a notícia.