No último E Se Fosse Consigo? um casal de rapazes é insultado e desrespeitado em público por uma mulher que não aceita que eles estejam abraçados ou de mãos dadas.
Até que ponto alguém está disposto a parar com as palavras agressivas e com a humilhação dos jovens Esta é a experiência encenada por atores que questiona no meio da realidade até que ponto os portugueses são homofóbicos.
Portugal considera-se progressista em relação a outros países em matéria de direitos dos homossexuais mas muitos ainda têm de viver escondidos dos olhares dos outros e são sujeitos a situações de discriminação na rua, no trabalho, na família. E os pais como é que reagem à notícia? A rejeição da orientação sexual dos filhos é mais forte do que o amor que sentem por eles?
A Associação Amplos, Associação de Mães e Pais Pela Liberdade de Orientação Sexual, lançou uma campanha. Duas mulheres abraçam-se, trocam carícias, gestos carinhosos. Num primeiro momento, parecem um casal. Afinal, são mãe e filha e querem passar uma mensagem: “Isto é amor. Isto é o que parece”.
O programa contou com testemunhos de jovens homossexuais, entrevistas das duas protagonistas do spot e apresenta em exclusivo uma reunião de pais da Associação Amplos, que partilham a forma como lidaram e lidam ainda com a orientação sexual dos filhos.