![FBMarcelo.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9004161FBMarcelo.jpg)
Nasceu no início do ano, corriam os últimos dias da campanha. João Pedro, 28 anos, um engenheiro civil de Corroios que trabalha em Lisboa, conta que estava a ver fotografias de Marcelo Rebelo de Sousa a engomar roupa e a atender uma senhora no cabeleireiro – uma imagem que fez as delícias de todos os jornais, cuja história pode recordar aqui: … – e lembrou-se do Kim Jong Il Looking at Things, blog sobre o ex-lider da Coreia do Norte. “Lancei a página pela piada e a Isabel juntou-se logo. Nunca pensámos que tivesse este impacto”, acrescenta, assumindo que é um trabalho a quatro mãos, com uma gestora de recursos humanos, de Matosinhos, na casa dos 30 anos.
O sucesso foi quase imediato. Em poucos dias, tinham mais de milhares de seguidores ( já vão nos 37 mil likes!) – e logo os compararam ao Cavaca para Presidenta, que anunciara o seu fim nessa altura. “Recebemos diversos comentários a dizer que o Marcelo a fazer Coisas era o novo Cavaca para Presidenta. Mas só aí é que descobri essa página”, continua João.
O método de trabalho é simples: vão recolhendo imagens publicadas na imprensa ou disponibilizadas na página da presidência ( já têm um arquivo com centenas de fotos). Tudo sempre mantendo o máximo anonimato: “Somos pessoas com trabalhos chatos, mas com sentido de humor e que gostam de curtir a Internet”, insistem, a lembrar que Marcelo a Fazer Coisas foi só “uma página que cresceu muito mais do que estávamos à espera”.
Brincando com a (hiper)atividade do presidente, que quase não dorme, “mas sem ofender!”, já receberam todo o tipo de comentários, de figuras mais ou menos públicas, muitas a pensar que a página tem alguma ligação oficial à presidência.
“Vivemos 10 anos num determinado registo presidencial e agora somos confrontados com alguém completamente descontraído, que quer aproximar-se de todos, sem complexos. Isto é de louvar e merece a devida homenagem. Mesmo que seja uma página com milhares de seguidores, em que os comentários são sempre de reforço e apoio”, sublinha Isabel.
A conversa, que decorre no chat do Facebook, termina com um apelo – “Senhor Presidente, por favor, convide-nos para as comemorações oficiais do 5 de Outubro” – e com um toque de humor, claro: “No 10 de Junho não podemos porque vamos ao Primavera Sound do Porto”.