Para alcançar, ou pelo menos tentar, um novo estado de felicidade no novo ano, talvez seja necessário tomar algumas notas. Começar novas rotinas, afastar velhos hábitos e viver de acordo com o que queremos, são pontos importantes para sermos a ‘pessoa mais feliz que conhecemos’. E quem é que não quer ser essa pessoa?
1. Abrande e desfrute dos pequenos momentos
Deixe de estar sempre tão ocupado que não consegue sequer aproveitar os sabores da comida que ingere, de se ouvir a si mesmo, de assistir ao pôr-do-sol ou ouvir com atenção a letra da sua música favorita.
2. Diga não aos desperdícios de tempo e espaços vazios
Os seus dias valiosos e apenas devem envolver pessoas e coisas valiosas. Não dá para estar em todo o lado ao mesmo tempo e não dá para ser tudo para todos. Deve escolher o que e quem é que merece o seu tempo e deixar o resto de lado.
3. Seja mais sincero e aberto consigo mesmo
O que é que quer mesmo fazer com a sua vida? O caminho que está a percorrer agora é aquele que sempre quis fazer ou está nele apenas porque a sociedade o empurrou? Deixe de fazer aquilo que não gosta mas que lhe foi imposto.
4. Corra mais riscos
Arrisque. Cometa erros e falhe algumas vezes. Falhe novamente depois disso. Deixe que os desafios ajudem a desenvolver o ser caráter, porque o sucesso que lhe segue vale a pena.
5. Reconsidere o seu círculo de amigos
É daquelas pessoas que está sempre a dar e a ouvir os dramas dos outros sem receber nada em troca? Será que as pessoas em quem confia a ajudam e levantam quando precisa? Acredita que as intenções dessas pessoas sejam verdadeiramente sinceras? Lembre-se que as cinco pessoas com quem passa mais tempo são aquelas que a definem na realidade.
6. Compreenda que o passado não pode ser alterado
Deixe de pensar no que poderia ter feito para determinada situação ter tido outro caminho. Foi assim porque tinha de ser assim. O importante é retirar daí a lição e aprender com ela.
7. Arranje tempo para ajudar quem precisa
Por vezes basta ter um pedaço de tempo para ouvir quem procura ajuda. Nunca sabemos se um dia vamos ser nós a precisar.
8. Deixe de arranjar desculpas para não viver os seus sonhos
Se os outros conseguem, então nós também conseguimos. Se não os viver agora, daqui a uns anos vai estar a olhar para trás ressentido por não ter concretizado os sonhos que tinha.
9. Sinta-se feliz pelos outros
Mostrar ciúmes ou dar a entender que está feliz sem o estar nunca esteve na moda. Fique genuinamente feliz pelo sucesso dos outros porque o que importa é que estejam felizes e porque queremos que retribuam quando partilharmos as nossas boas notícias.
10. Dê o que gostaria de receber
Se procura compaixão, demonstre-a pelos outros. É costume dizer-se que o que se procura encontra-se.
11. Deixe as expectativas à porta
As pessoas crescem, mudam e cometem erros. Algumas pessoas vão ajudá-lo e outras vão levá-lo ao chão. Não espere demasiado de ninguém. As únicas ações e pensamentos que consegue controlar são os seus.
12. Dê crédito a si mesmo
Não se importe com o que os outros pensam ou deixam de pensar de si. Que peso é que isso tem? Olhe para si de forma grandiosa e permita-se a ser maravilhoso.
13. Pare de se menosprezar
Ser solteiro é melhor do que ser infeliz. Trabalhar 80 horas por semana a fazer algo que adora é melhor do que trabalhar oito horas por semana em algo que odeia.
14. Respeite a sua própria privacidade
Guarde algumas coisas para si. Não há necessidade de dar a conhecer todos os detalhes acerca da sua relação ou o que acontece no seu trabalho, mesmo que seja família e amigos muito próximos.
15. Siga a sua linha
Não vá atrás das multidões. Ao tentar imitar os outros só se afasta do seu caminho. Sinta-se inspirado pelas ações dos outros e coloque essa energia naquilo que procura para si.