As crianças que utilizam os ‘tablets’ por um tempo superior a 30 minutos podem sofrer futuramente dores nas costas e no pescoço. Uma investigação chegou à conclusão que ao se inclinar sobre um tablet numa idade mais precoce a criança começa a enraizar maus hábitos de postura, que levarão a problemas músculo-esqueléticos na fase adulta.
Segundo a ergonomista e terapeuta ocupacional, Stephanie Cassidy, as crianças só deveriam passar, no máximo, cerca de meia hora na mesma posição. Apesar disso, os investigadores da Curtin University, na Austrália, descobriram que muitas famílias permitem que os seus filhos passem uma hora ou mais a utilizar tablets.
Mais de 40% dos pais que participaram no questionário admitiram que deixam os seus filhos utilizar os dispositivos durante bastante tempo, de modo a mantê-los “calmos e felizes”.
Um estudo também realizado pela Curtin University, que incluiu 159 crianças com de 5 anos e 30 crianças com menos dois anos, concluiu que um quarto vê televisão durante mais de uma hora por dia (durante a semana) e metade durante o fim-de-semana. Cerca de 60% passam mais de uma hora em frente aos seus ‘tablets’ e smartphones durante a semana e mais 10% no fim-de-semana.