Já todos estivemos nesta situação: passar dias (ou até mesmo semanas) com a mesma canção na cabeça. Mas enquanto a ciência não descobre o porquê de algumas músicas serem tão viciantes, uma investigação britânica garante ter uma solução: mascar pastilha elástica.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Reading, mascar pastilha ajuda a esquecer uma canção. Num estudo feito com 98 voluntários, foram passadas duas músicas: Play Hard de David Guetta e Payphone dos Maroon5. Nos três minutos que se seguiram foi lhes pedido que cantassem um pouco da canção em três situações: enquanto mascavam pastilha, enquanto não mascavam e a bater com o dedo.
Aqueles que mascavam pastilha afirmaram que pensaram menos na canção do que quando não estavam a mascar. Mascar pastilha também reduziu, num terço, a capacidade de “ouvir” a canção nas suas mentes. Os resultados sugerem que a técnica pode parar outro tipo de pensamentos intrusivos.
“É necessário fazer mais investigação para ver se isso pode ajudar a controlar os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo”, disse o líder do estudo, Phil Beaman, da Faculdade da Universidade de Psicologia e Ciências de Linguagem Clínica.