Está comprovado que beber vinho melhora o nosso aspeto, mesmo que quem o acompanhe esteja sóbrio. Cientistas afirmam que o vinho e outras bebidas alcoólicas dilatam as pupilas, tornam o rosto mais rosado e relaxam os músculos faciais, o que faz a pessoa parecer mais abordável.
Mas para manter esta boa imagem, não é aconselhável passar do primeiro copo. Um copo a mais vai fazer com que as faces passem de rosadas a vermelhas e o relaxamento dos músculos faciais tornar-se-á pouco natural.
Este estudo, feito pela Universidade de Bristol, pediu a 40 estudantes que bebessem diferentes quantidades de álcool, enquanto eram observados pelos parceiros, sóbrios. Os seus rostos foram fotografados três vezes: sóbrios, após beberem um copo de vinho e depois de beberem uma segunda bebida. As fotografias foram posteriormente avaliadas pelos companheiros sóbrios.
O estudo concluiu que, as pessoas fotografadas após a ingestão de uma bebida foram consideradas mais atraentes do que fotografadas sóbrias. Porém, perante a foto após a ingestão de duas bebidas, passaram a ser considerados mais atraentes na foto em que estavam sóbrios.
“Sugere que, se é verdade, as pessoas são consideradas mais atraentes depois de terem consumido uma pequena quantidade de álcool,” diz o investigador Marcus Munafò. “Porém, se continuarem a ingestão, deixam de ser considerados atraentes.”
Apesar de se desconhecer ao certo a razão pela qual o álcool melhora a aparência, os investigadores sugerem que pode estar relacionado com a dilatação das pupilas, o que provoca atração. O afogueamento das faces e o relaxamento dos músculos da cara são outras razões. “Isto não quer, de todo, dizer que o álcool é saudável,” diz o professor Munafò. “O que significa é que o álcool promove os aspectos de características faciais que consideramos como atraentes, por outras razões.”
Os cientistas realizaram o estudo num ambiente de laboratório, mas admitem que, no mundo real, se o companheiro da pessoa também estiver a beber, é improvável que importe quantas bebidas a pessoa tomou.