Um estudo realizado por cientistas do Salk Institute, Califórnia (EUA) e publicado na revista Cell Metabolism concluiu que comer apenas dentro de um lapso temporal de oito horas diárias pode ajudar a reduzir o peso, reverter a obesidade e reduzir o risco de contrair a diabetes tipo 2. E de acordo com esta investigação, não importa se os alimentos contêm elementos gordos ou açucarados – Basta apenas cumprir a regra da janela de oito horas para reverter o malefício que estes componentes habitualmente provocam.
Depois de várias teorias a apontarem como regra de ouro para emagrecer a ingestão de doses pequenas de alimentos de duas em duas horas, estes investigadores vêm agora defender que limitar as refeições às três principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) ajudará o corpo a prever quando é que vai receber alimento, o que se poderá traduzir num melhor estado preparatório para o processo de queimar calorias.
Os testes realizados mostram que, por exemplo, um rato alimentado durante um período estanque de oito horas era mais saudável do que aqueles a quem havia sido dado o mesmo número de calorias durante o dia todo. O estudo mostra ainda que mesmo os ratos que eram obesos quando viam o seu tempo de alimentação reduzido a oito horas, perdiam cerca de 5% da sua gordura em poucos dias (com a mesma ingestão de calorias)
Os cientistas acreditam que permitir ao corpo prever o tempo das refeições habituais, ajuda a sincronizar o sistema digestivo com os genes e as proteínas, preparando-o para o processamento da comida.