Qual será a melhor forma de sair por cima nos negócios? E de conseguir um aumento de salário? Ou vender o seu carro velho a um bom preço?
“A função de compromisso de expressões faciais zangadas” é o título do trabalho desenvolvido pela Universidade de Harvard que concluiu uma expressão aborrecida pode ser o segredo para uma negociação eficaz.
Segundo um dos orientadores da pesquisa, Lawrence Ian Reed, o estudo destaca-se pela sua “infinidade de cenários do mundo real”, ou seja, pode ser aplicado a qualquer tipo de situação, desde um negócio imobiliário à compra ou venda de um carro, uma candidatura de emprego, um aumento, etc.
Mas atenção, que não ser uma expressão colérica ou enraivecida. Apenas severa – cantos dos lábios apertados, testa franzida e um olhar duro, de forma a levar o interlocutor a achar intuitivamente que se trata de um bom negócio.
A “fórmula” funciona, garante Reed, porque geralmente as pessoas prestam mais atenção às expressões faciais e corporais do que propriamente àquilo que lhes é dito.