Embora fosse crença comum que o stress crónico leva a doenças cardiovasculares, o mecanismo por trás dessa aparente relação de causa e efeito não era claro. Até agora.
Segundo Matthias Nahrendof, da Harvard Medical School, co-autor do estudo, o stress pode causar um excesso de produção de glóbulos brancos e levar a bloqueios nos vasos sanguíneos. “[Eles] são importantes para combater infeções e curar, mas se forem demasiados, ou se estiverem no sitio errado, podem ser prejudiciais”, explicou à AFP.
O stress provoca uma produção exagerada de glóbulos brancos, que podem colar-se às paredes das artérias, provocando problemas na circulação sanguínea e ajudando à formação de coágulos.
Nahrendorf e a sua equipa de investigadores observaram 29 médicos da Unidade de Cuidados Intensivos, com recolha de amostras de sangue e questionários sobre os seus níveis de stress, dentro e fora do horário de trabalho.
Depois de verificarem uma superprodução de glóbulos brancos nos médicos, os investigadores realizaram experiências em animais, com resultados semelhantes.