Eis 10 dores de cabeça que já atormetam cientistas e engenheiros por todo o mundo há muito tempo, compiladas pelo Business Insider:
1. Energia sem fios
Provavelmente já pensou que quem inventar uma forma de tornar as baterias dos dispositivos mais duradouras fará uma fortuna. Mas a chave pode estar em encontrar uma forma de captar energia do ambiente em redor. Um grupo de engenheiros da Universidade de Washington está a trabalhar na captação das transmissões móveis e de televisão para as canalizar e transformá-las numa fonte de energia. Isto permitiria que qualquer dispositivo comunique com outros em locais e em escalas que antes eram inacessíveis.
2. Acesso remoto à Internet nos meios rurais
Proporcionar a possibilidade de aceder a tecnologia da informação, serviços ou software que permitamnligar um computador remoto através da Internet, parece ser algo dispendioso de conseguir. O Projeto Loon, liderado pela Google, está a desenvolver balões movidos a energias renováveis para enviar para o espaço para disponibilizar a Internet em partes remotas do mundo onde antes não era possível aceder. Mas ainda vai a tempo de entrar na corrida à descoberta de uma solução eficiente para este problema.
3. Produzir energia solar barata
A procura por uma forma sustentável e barata de produzir energia solar é outra chave para o sucesso. Existe quem garanta que já descobriu uma forma eficiente de produzir em escala comercial este tipo de energia, através de um material barato, as perovskitas (óxido de cálcio e titânio), mineral presente em rochas metamórficas, que promete reduzir os custos da energia em 75%.
4. Carvão limpo
São tecnologias que se preocupam com a redução das emissões de dióxido de carbono e de outros gases resultantes da queima de carvão para produzir energia eléctrica. Focam-se na captura e no armazenamento de carbono, não tendo a mesma atenção que as tecnologias ligadas às energias renováveis mas sendo possivelmente mais importante.
5. Baixar as taxas referentes às trocas internacionais
Outro problema que poderá tentar resolver é arranjar uma forma descentralizada ou uma rede de distribuição livre para poder tornar mais baratas as aquisições e trocas internacionais assim como as taxas de intercâmbio.
6. Um comprimido para perder peso… que funcione
Estar em forma é uma preocupação global e central na sociedade moderna. Toda a gente quer saber qual é a forma mais económica, mais fácil e mais rápida de corresponder aos padrões de beleza estabelecidos. Descobrir essa forma é a cereja em cima do bolo e… uma garantia de rendimentos avultados.
7. Dessalinização barata da água
A escassez de água é um tópico que está no topo da lista dos grandes problemas mundiais. Aproveitar plantas para dessalinizar a água revelaram-se muito dispendiosas. Portanto, é urgente arranjar uma forma rentável e sustentável de elaborar esse processo, apostando, por exemplo, em fazê-lo funcionar através de energia solar em vez de ser por meio de combustíveis fósseis.
8. Formas de prever e detetar catástrofes naturais
A forte atividade sísmica dos últimos meses recorda-nos a necessidade de desenvolver e criar meios que permitam detetar e prever com maior antecedência este tipo de ocorrências naturais.
9. Passwords invioláveis
Inventar uma forma realmente eficaz de proteger a privacidade na Internet também é uma garantia de uma fonte interminável de rendimentos. Mas não parece estar para breve.
10. A morte
Sim, há quem esteja a investigar uma forma de evitar que o ser humano morra, ou, pelo, menos, retarde significativamente o envelhecimento. A Google, por exemplo, tem uma equipa dedicada ao “Projeto Calico”, contra o envelhecimento, e acaba de contratar uma cientista que conseguiu fazer com que lombrigas com o equivalente a 80 anos nos seres humanos tenham o aspeto e as capacidades de 40.