A jornada está a terminar (por enquanto), mas Christian Riedke e Olga Avila Martorell já acumulam muitos quilómetros. “Pedalar é uma forma de conhecer os lugares que visitamos”, explicou à BBC Brasil o casal, que já passou, ao todo, por 40 países, em todos os continentes.
O matemático e a técnica de turismo embarcaram nesta aventura há seis anos, em duas grandes viagens. Entre elas nasceu Naila, que passou grande parte da sua vida na estrada. A menina fala catalão, alemão, inglês e sabe algum vocabulário português e tailandês. Christian observou que “ela ainda mistura bastante, mas já começa a diferenciá-las”.
O casal admite ter mudado algumas práticas depois de a filha ter nascido: se antes arriscavam, hoje são mais prudentes, passando menos horas a pedalar. Contudo a menina também ajuda, sendo bastante paciente e tranquila.
Com a casa às costas – roupas, fogareiro, sacos de cama, tenda… – os três já atravessaram África de norte a sul, pernoitando em savanas e tomando banho em riachos. Conhecem quase todos os países da América do Sul, incluindo Guianas e Suriname. Acamparam no maior deserto de sal do mundo – as Salinhas Uyuni. Depois rumaram à Nova Zelândia e Tailândia.
Com algumas peripécias pelo meio, a família acumula memórias das viagens inesquecíveis. Em julho deste ano, o casal pretende regressar à pequena cidade de Friburgo, na Alemanha, onde Christian irá retomar o seu trabalho como professor, confessando que vai ser difícil enfrentar a rotina.
Apesar das severas criticas feitas ao casal, acerca dos cuidados e da educação da criança, os dois estão certos de que “ela poderá não se lembrar do que viveu, mas, sem dúvida, irá sentir-se em casa quando estiver perante a diversidade”.