Jorge Palma, Zé Pedro (dos Xutos e Pontapés), Lúcia Moniz e o pianista Adriano Jordão são alguns dos músicos que amanhã, terça-feira, 12, sobem ao palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em solidariedade com o histórico liceu de Lisboa, que precisa com urgência de obras de recuperação. O espectáculo reúne antigos e atuais alunos da escola, que, de uma forma positiva, querem retribuir o muito que aprenderam naquele estabelecimento de ensino. Júlio Isidro, Henrique Garcia, Nicolau Breyner, Rui Mendes, Vera Mantero, Vitorino e Filipa Pais são alguns dos outros nomes do cartaz. A partir das 6 da tarde, haverá animação no exterior do Coliseu e na Rua das Portas de Santo Antão, garantida por alunos do Liceu Camões e vários outros artistas. A gala tem início marcado para as 21h30.
Durante a gala, dois dos mais míticos professores daquele estabelecimento de ensino, os escritores Mário Dionísio e Vergílio Ferreira, serão homenageados: o encenador Jorge Silva Melo prestará tributo a Mário Dionísio, enquanto o autor de “A Manhã Submersa” será recordado por Rui Mendes.
Para quem não puder estar presente e quiser mesmo assim ajudar o Liceu, foi criada uma linha de valor acrescentado. Por cada telefonema para o número 760 200 760, a escola recolherá 50 cêntimos.
Inaugurado há 104 anos, o edifício do Liceu Camões é um projecto do arquitecto Ventura Terra e um dos mais bonitos liceus da capital, dividido em dois pátios, com varandas em ferro. Tem ainda um enorme ginásio e dois edifícios contíguos, onde funcionam as aulas de Química e de Física. Ventura Terra foi distinguido com o Prémio Valmor. No âmbito do programa Parque Escolar, estavam previstas obras de requalificação do edifício, que, por causa dos cortes orçamentais, foram canceladas. No entanto, o Liceu onde estudaram figuras tão importantes da nossa história recente como Álvaro Cunhal, Durão Barroso ou António Lobo Antunes precisa urgentemente de obras – foi por isso que professores, pais e alunos decidiram organizar esta Gala de Solidariedade.