Sob o título comum “Condom challange”, ou “o desafio do preservativo”, adolescentes de vários países propõe-se enfiar um preservativo no nariz e inspirar de forma a que este entre completamente e possa depois ser puxado pela boca. E isto tudo filmado, claro, para poder ser partilhado no YouTube.
Vários especialistas brasileiros em otorrinolaringologia, no entanto, apontam os perigos de mais esta moda: desde uma sinusite grave até, em teoria, pelo menos, uma obstrução pulmonar que pode provocar a morte. Embora com pouca probabilidade de acontecer, existe o perigo de o preservativo se encaminhar para os pulmões durante a aspiração, bloqueando os brônquios e a traqueia e impedindo o jovem de respirar.
Outra possibilidade, não tão remota, é a de a pessoa vomitar mas continuar, no entanto, a tentar tirar o preservativo e, por conseguinte, mantendo o vómito na boca. Neste caso, se inspirar, o vómito pode acabar nos pulmões, uma situação potencialmente fatal também.
Ouvidos pelo site de notícias da Globo, os médicos explicam que há ainda o risco de o preservativo se romper e deixar fragmentos na região nasal, levando o sistema imunitário a indenticá-los como um corpo estranho e a reagir de forma agressiva.
Também os químicos presentes nos preservativos podem ser prejudiciais à mucosa nasal.