Ao longo de duas semanas são esperados milhões de visitantes na Oktoberfest. Festa de culto e uma verdadeira peregrinação para os apreciadores de uma boa cerveja.
Oktoberfest, a festa da cerveja de Munique, é um dos eventos mais concorridos do mundo, sendo comparável ao Carnaval do Rio de Janeiro.
A primeira edição realizou-se a 12 de outubro de 1810.
Para a edição de 2012 os organizadores esperam mais de seis milhões de visitantes com consumos de cerveja próximos dos seis milhões de litros.
No interior do recinto existem diversas tendas gigantes onde é possível ouvir e dançar ao som de música tradicional da Baviera, brincar nos carrosséis, assistir a corridas de cavalos, comprar souvenirs e, claro, beber cerveja e comer salsichas, peixe e frango grelhados.
Cada visitante gasta em média 54 euros, que representam 830 milhões de euros para os cofres da cidade. Cada caneca de litro de cerveja, o pedido mínimo, custa 9,10 e 9,50 euros.
Nos últimos dez anos, o preço da caneca de um litro aumentou 43% e há um movimento de cidadãos que pretende estabilizar o preço da caneca nos 7 euros
Desde os anos 1980, a Oktoberfest recebe uma média de sete milhões de visitantes, 72% dos quais são da região e 19% são turistas estrangeiros, que consomem um litro de cerveja por pessoa.