Segundo os dados divulgados pelo grupo GFK, ninguém assistiu à RTP durante 30 minutos do dia 6 de março. Isto significa que a RTP terá perdido 247 mil espectadores num minuto.
O canal televisivo do Estado já havia apresentado queixas relativas ao grupo responsável pela medição de audiências em Portugal. A RTP acusa assim o GFK de prejudicar a estação na medição da sua quota de mercado.
Segundo o Jornal de Negócios de 247,6 mil espectadores registado às 17h24, a RTP passou para 0% de audiência no minuto seguinte. Meia hora depois, por volta das 17h55, a estação passa de zero para 295,7 mil espectadores. De acordo com os mesmos dados, terá de facto havido períodos em que nenhum espectador assistia aos programas do canal público, mas durante madrugada.
O presidente do grupo GFK, António Salvador, disse hoje ao jornal “i” que só tem de se responsabilizar pelos dados a partir de 1 de Março. Os dados agora apresentados já estão, assim, incluídos nessa data uma vez que se referem a ontem, dia 6.
A RTP reafirma que está a ser prejudicada pelo novo sistema de medição de espectadores e vai avançar com uma auditoria para apurar os dados apresentados pelo grupo.