A Infogene, que desenvolve formas não invasivas de detecção precoce do cancro, criou o primeiro teste em Portugal que permite uma autocolheita para detetar a presença do papilomavirus humanos (HPV) responsável pelo surgimento do cancro do útero.
O teste é simples, rápido e capaz de identificar 12 tipos de HPV. O kit é composto por um dispositivo em forma de “varinha” com uma porção de colheita, um tubo de transporte e um envelope pré-pago para envio da amostra, um folheto de instruções e um formulário de requisição.
A amostra da colheita deve ser colocada no tubo de transporte e enviada para o laboratório. O resultado final será entregue em mão, à mulher, por um profissional de saúde, no prazo máximo de 15 dias após a receção da amostra no laboratório.A criação da Infogene foi validada no Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia em que participaram quatro mil mulheres.
Este teste é dirigido, essencialmente, às mulheres com mais de 30 anos por serem as que correm maior risco de desenvolver o cancro do colo do útero, a doença oncológica com a terceira maior taxa de incidência em mulheres portuguesas.
A partir do dia 8 de Março o Teste da Mulher pode ser adquirido em laboratórios de análises clínicas, por 89 euros, mas a curto prazo, a Infogene prevê que esteja também disponível em farmácias.