Segundo os media russos, o homem teve a ideia de ser enterrado vivo a depois de consultar uma lista, que encontrou na Internet, com receitas populares para, alegadamente, melhorar de vida.
O homem, de 35 anos, pediu ajuda a um amigo para cavar um buraco no jardim e cobri-lo depois com terra. O caixão improvisado tinha buracos que deveriam ter permitido à vítima respirar. Do kit que levou para debaixo de terra constavam ainda um cobertor, uma garrafa de água e um telemóvel.
Segundo o amigo, em declarações à polícia, quando abriu o caixão , no dia seguinte, encontrou-o morto.
Uma das hipóteses é a de que a chuva forte que caiu na região durante a noite tenha tapado com terra os buracos que deveria servir para respirar. Segundo as autoridades, o homem pode ter morrido afogado ou de hipotermia.
Segundo o correspondente da BBC em Moscovo, Steve Rosenberg, o caso não é o primeiro a acontecer na Rússia. No verão passado, um homem pediu também a um amigo para enterrá-lo vivo, com o alegado objetivo de enfrentar e superar o medo da morte. Foi encontrado morto uma hora e meia mais tarde.
A prática bizarra parece estar a tornar-se entre os russos. Vários bloguess no país contam histórias sobre auto-sepultamentos e um jornal de referência já publicou uma reportagem sobre o tema.