Terminou o Rip Curl Pro Bells Beach, a segunda etapa do Circuito Mundial de Surf ASP 2011.
A vitória sorriu ao australiano Joel Parkinson, que venceu na final o compatriota Mick Fanning, com uma onda pontuada com nota dez em cima da buzina que marca o fim da bateria.
Quanto ao português Tiago “Saca” Pires, obteve um 9º lugar. O atleta da Quiksilver abriu a sua participação neste Rip Curl Pro perdendo para Mick Fanning na primeira ronda, já que a combinação total das suas duas melhores ondas, 11.07 pontos, não foi suficiente para bater o australiano, que somou 15.60 pontos.
O brasileiro Gabriel Medina também foi relegado para a fase de repescagem. Na segunda ronda, Saca bateu Taylor Knox, juntando um 6.10 e um 5.67 que afastaram o veterano norte-americano da prova.
Na terceira ronda, houve mais um norte-americano no caminho do português: Damien Hobgood. Mas Tiago manteve a consistência, marcando um 7 e um 6.17, aos quais Hobgood não conseguiu responder.
Na quarta ronda, onde voltam a haver baterias de três surfistas e ninguém é eliminado, sendo que o primeiro classificado avança directamente para os quartos-de-final, Saca encontrou o sul-africano Jordy Smith e o australiano Chris Davidson. O surfista da Ericeira marcou um 5.40 e um 6.23 que não foram suficientes para entrar na disputa pela bateria, que foi vencida por Jordy Smith.
Na quinta ronda, em nova fase de repescagem, Tiago Pires enfrentou o brasileiro Jadson André. Numa bateria emocionante, apesar de Saca ter feito um 7.10 e um 6.83, foi Jadson a levar a melhor. “Saca”, terceiro do “ranking” Mundial, contabilizou 13,93 pontos (7,1 e 6,83) e foi batido pelo brasileiro Jadson André, 13.º da hierarquia, que somou 14,37 (8,87 e 5,5), depois de ter dominado o confronto até ao último minuto.
O brasileiro precisava de 4,56 para virar a eliminatória, arriscou e conquistou 5,5, totalizando 14,37 pontos. Tiago Pires respondeu e até melhorou a sua prestação, com uma onda pontuada em 6,83, mas não conseguiu retomar a dianteira.
Este é o melhor inicio de temporada de Tiago Pires no Circuito, com um terceiro e um nono lugares, que o classificam na quarta posição do ranking depois das duas etapas australianas.
O Circuito Mundial de Surf segue agora para o Rio de Janeiro, onde terá lugar o Billabong Rio Pro a partir do próximo dia 11 de Maio. Antes disso, porém, Tiago Pires irá participar numa etapa Prime, o Nike Lowers Pro, em Lowers Trestles, na Califórnia, que começa no dia 3 de Maio. Esta etapa é aberta aos melhores surfistas do mundo e também aos muitos que procuram estar entre aqueles que disputam o título de Campeão do Mundo ASP.
Classificação do Circuito Mundial de Surf após a segunda etapa:
1º Kelly Slater (EUA) 15200
2º Joel Parkinson (Aus) 14000
3º Jordy Smith (Afs) 13000
4º Adriano de Souza (Bra) 10500
4º Tiago Pires (Por) 10500