Na origem desta guerra estão várias patentes dos leitores de Blu-ray, cuja tecnologia terá, alegadamente, sido usada na Playstation 3(PS3). Se se provar que a Sony infringiu as patentes da LG, poderá ter de compensar o gigante sul-coreano por cada PS3 vendida em todo o mundo, o que implicaria, claro, centenas de milhões de euros.
A vitória agora obtida pela LG implica a apreensão dos carregamentos de PS3 para a Europa, segundo uma ordem do tribunal de Haia, o que quer dizer que, pelo menos, durante os próximos 10 dias, não pode entrar na Europa qualquer aparelho destes, conforme avança o britânico The Guardian.
Como as lojas europeias costumam ter um stock de consolas suficiente para três semanas, caso o embargo se mantenha, os consumidores europeus terão dificuldades em encontrar PS3 nas lojas, muito em breve.
Os dois gigantes da tecnologia estão envolvidos num total de sete disputas envolvendo patentes. Num dos casos, a Sony está a tentar o embargo de smartphones da LG para os Estados Unidos.