A 33.ª edição do Dakar arranca a 1 de Janeiro em Buenos Aires e termina no dia 16 na capital argentina, num total de nove mil quilómetros disputados em 13 etapas.
No total, entre concorrentes, carros de assistência e organização, são 550 veículos, que integram a caravana do Rali Dakar.
Durante fim de semana, surgiram novamente notícias na imprensa especializada que confirmam o interesse do Brasil em receber a prova.
Nos carros, Ricardo Leal dos Santos (BMW X3) e Francisco Inocêncio (Nissan Overdrive) são os dois únicos pilotos presentes. Carlos Sousa e Miguel Barbosa não estão inscritos.
Ricardo Leal dos Santos representa a equipa e tem como principal objetivo terminar entre os dez melhores da classificação geral. No total são 11 os portugueses a alinhar no Dakar deste ano (veja o vídeo da SIC).
“Quero aprender com os pilotos que têm mais experiência, efetuar a adaptação ao carro e tentar entrar no ‘top-10’. A equipa, porém, tem a vitória como objetivo, pelo que todos os pilotos vão colaborar”, disse Leal dos Santos, que terá como colega de equipa o francês Stéphane Peterhansel, nove vezes campeão do Dakar. O navegador de Ricardo é Paulo Fiúza.
Nas motos, Hélder Rodrigues, em Yamanha é o piloto nacional com melhores resultados nos últimos anos. O piloto lisboeta, 30 anos, pretende melhorar o quarto lugar da última edição.
Este ano, o Dakar Argentina Chile 2011 vai ter 430 concorrentes à partida.
A prova, com um percurso de 9.500 quilómetros, dos quais 5.000 de especiais, foi dividido em 13 etapas. Para assegurar o normal decorrer do evento foram destacados à volta de 25.000 polícias, que controlarão cerca de 800.000 pessoas que costumam assistir ao início da prova.
África Pro Race 2011
Elisabete Jacinto preferiu participar no África Eco Race 2011. A piloto portuguesa será acompanhada de José Marques e Marco Cochinho, em MAN TGS, é uma das fortes candidatas à vitória absoluta nos camiões.
Nos automóveis, Bruno Oliveira e Manuel Rosa irão repartir os comandos e a navegação de um QT Wildcat.
A África Eco Race 2011 tem passagem por Marrocos e Mauritânia e termina no dia 9 de janeiro, nas margens do Lac Rose, em Dakar.