1,2,3, Go!
O pelotão mais rápido da actualidade regressa este fim-de-semana às pistas após cinco meses de paragem.
Em tempo de crise global, o detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, o multimilionário Bernie Ecclestone, garantiu os meios técnicos e recursos financeiros para o arranque da nova temporada. O patrão da F-1 ainda teve tempo para “baralhar as regras do jogo” propondo alterações ao regulamento que não foram bem aceites pelos pilotos e equipas. Ecclestone pretendia atribuir o título ao piloto que vencesse mais corridas. Surgiram ameaças de boicote e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) decidiu recuar e manter em vigor o sistema de pontos. Esta alteração ficou adiada para 2010.
Além das questões relacionadas com as classificações, existem algumas alterações nos monolugares confirmadas e que serão bem visíveis durante a primeira corrida do ano.
Os F-1 voltam a ser equipados com pneus slicks (lisos), as equipas passam a ter um número máximo de motores que podem utilizar por temporada, surgem algumas evoluções aerodinâmicas e a totalidade dos carros estarão equipados com o sistema de recuperação da energia cinética – Kers. Cada piloto pode pressionar uma vez por volta um botão e dispor de mais 80 CV de potÊncia durante oito segundos.
O piloto Sebastien Vettel da equipa Red Bull explica-nos neste vídeo quais são as principais novidades dos F-1 para a nova temporada que agora tem início:
Os treinos livres para a corrida deste domingo em Albert Park já começaram. A Williams pela mão de Nico Rosberg surpreendeu ao dominar os acontecimentos.
Entre os favoritos, os homens da Ferrari quedaram-se pelas 10ª e 11ª posições, com Felipe Massa na frente de Kimi Raikkonen. Fernando Alonso foi 12º enquanto Nick Heidfeld e Robert Kubica, ambos em BMW-Sauber, foram apenas 14º e 15º. Os dois McLaren-Mercedes desiludiram os seus fãs, com Heikki Kovalainen em 17º, uma posição na frente de Lewis Hamilton. De qualquer forma, na maioria das vezes, os treinos livres servem para ultimar afinações nos monolugares, razão pela qual teremos de aguardar pela qualificação de sábado e pela corrida de domingo para compreender o real valor de cada piloto e equipa.
A equipa mais falada na pré-temporada foi a estreante Brawn, que utiliza motores V8 fornecidos pela Mercedes. A formação britânica de Ross Braw (ex-director técnico da Ferrari) tem como pilotos Rubens Barrichello e Jenson Button. Nas primeiras sessões de testes conjunta em Jerez de la Frontera rodaram sempre na frente e foram acusados pela Ferrari de utilizar um difusor aerodinâmico traseiro ilegal.
Horário das transmissões televisivas do G.P. da Austrália:
Treinos livres 6º Feira – 27 de Março – 1h30 e 5h30 – Sport TV1 Treinos de qualificação Sábado – 28 de Março – 6h00 – Sport TV 1 Corrida Domingo – 29 de Março – 7h00 – Sport TV 1
Nota – Na madrugada de domingo a hora altera-se para o horário de Verão. Às duas da madrugada deve adiantar os ponteiros do seu relógio para as três da manhã