Grande surpresa no primeiro dia da nova legislatura: José Pedro Aguiar-Branco falhou a eleição para presidente da Assembleia da República. O PSD retirou a candidatura de Aguiar-Branco, mantendo-se um impasse.
O deputado eleito por Viana do Castelo foi o escolhido pelos sociais-democratas para presidir ao Parlamento, mas recebeu apenas 89 votos a favor (precisava de uma maioria de 116). Houve 134 parlamentares que votaram em branco e sete votos nulos.
Este resultado é uma grande surpresa, pois, ainda esta segunda-feira, André Ventura tinha anunciado um entendimento entre PSD, Chega e IL para eleger Aguiar-Branco (o que daria 138 votos).
A situação faz lembrar o caso de Fernando Nobre, que, em 2011, viu o seu nome – que tinha sido escolhido pelo PSD de Pedro Passos Coelho – ser chumbado para o cargo, por duas ocasiões. Fernando Nobre acabaria, duas semanas depois, por abdicar do lugar de deputado.
Notícia atualizada às 18h20 com a informação que o PSD retirou a candidatura de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República.