António Correia de Campos, ex-ministro da Saúde do PS e antigo eurodeputado socialista, foi o nome escolhido para presidir ao Conselho Económico e Social. Substitui outro ex-ministro da Saúde – Luís Filipe Pereira – que já tinha manifestado a intenção de sair e que estava interino desde a queda do Governo de Passos Coelho.
O nome de Correia de Campos foi divulgado à imprensa num comunicado conjunto de PS e PSD, que chegaram também a acordo para os novos cinco juízes do Tribunal Constitucional. Manuel Costa Andrade, professor de Direito na Universidade de Coimbra, é o nome mais sonante de uma lista onde contam os nomes de Clara Sottomayor, juíza do Supremo Tribunal de Justiça, Gonçalo Almeida Ribeiro, Joana Fernandes Costa e Cláudia Ramos Monteiro.
Quanto à nova Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado, será presidida pelo vice-Almirante José Torres Soveral e contará do lado do PS, com João Soares, e do lado do PSD, com Teresa Leal Coelho.
A eleição está marcada para quarta-feira, dia 20 de julho e terá que contar com 2/3 dos votos dos deputados. Os dois partidos acordaram também que, quando for necessário indicar um novo Provedor de Justiça, caberá ao PSD escolher a personalidade.