Os eurodeputados do PSD Paulo Rangel, candidato à presidência do partido, e Mário David (anfitrião, no Parlamento Europeu, da Comissão Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, CEP, e director de campanha de Rangel) foram convidados de Durão Barroso, durante o jantar com que obsequiou os bispos portugueses.
O repasto, que teve lugar no 13.º andar – o da Presidência da Comissão Europeia – do edifício Berlaymont, em Bruxelas, esta terça-feira, 23, decorreu em ambiente informal e serviu para que o presidente da Comissão expusesse os seus pontos de vista sobre o futuro da Europa. Embora Durão tenha sido dado como impulsionador da candidatura de Rangel, rumor que o agora candidato atribuíu, na altura, a “intriga política”, não se falou da situação interna.
A comitiva portuguesa integra nomes como os de D. Jorge Ortiga, presidente da CEP, e um dos seis prelados presentes, o do padre António Vaz Pinto, director do Centro de Estudos da CEP, o de Alfredo Bruto da Costa, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, o de Manuel Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica, e o do padre António Rego, director do Secretariado de Comunicações Sociais da Igreja.
Entretanto, confirma-se para esta quarta-feira a luz verde para a entrada da Islândia na União Europeia. Embora Durão Barroso tenha referido que mais alargamentos serão feitos de forma prudente, é dado como certo, para o final de 2010, o anúncio da entrada, também, da Croácia.