Os protocolos incidem nas áreas da Educação, Ciência, Tecnologia, Ensino Superior, Cultura, Juventude e Comunicação Social.
Para além destes acordos será ainda assinado um memorando de entendimento sobre consultas políticas entre o reino hachemita e Portugal.
O rei Abdullah II da Jordânia, acompanhado da mulher, a rainha Rania, chega segunda-feira a Lisboa para uma visita de Estado de dois dias a Portugal a convite do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
O Chefe de Estado português efectuou uma visita oficial de três dias à Jordânia em Fevereiro de 2008, a primeira deslocação oficial de um Chefe de Estado português a este reino hachemita do Médio Oriente.
No âmbito da visita dos soberanos jordanos, a Rainha da Jordânia, Rania Al Abdullah, e o antigo presidente português Jorge Sampaio recebem o Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, numa sessão solene na Assembleia da República.
Raina Al Abdullah “tem dedicado uma parte importante da sua vida às causas das crianças e das mulheres de meios mais desfavorecidos na Jordânia, através de instituições das quais foi fundadora, como a Jordan River Foundation e a Dar al-Aman”, indica um comunicado do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.
O organismo assinala que as actividades da Rainha da Jordânia “abrangem temas como a educação, saúde, direitos, segurança e ambiente” e que as suas acções sociais têm sempre presentes “o diálogo intercultural e a promoção de uma maior compreensão e tolerância em todo o mundo”.
Em relação a Jorge Sampaio, o Centro Norte-Sul destaca que os seus mandatos presidenciais, entre 1996 e 2006, foram “marcados pela valorização de temas essenciais para o desenvolvimento da sociedade portuguesa”, como a educação, o ensino superior e a ciência, a inovação empresarial, o desenvolvimento local e a cidadania.
Organizada pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa em cooperação com a Assembleia da República, a cerimónia de entrega do XIV Prémio do organismo conta com a presença do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, do Rei da Jordânia, Abdullah bin Al Hussein, e do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
A secretária-geral adjunta e o presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Maud de Boer-Buquicchio e Lluís Maria de Puig, respectivamente, e o presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul, Claude Frey, estarão também presentes.
O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, com sede em Lisboa, foi criado em 1990 com o objectivo de sensibilizar a opinião pública europeia para a diversidade e complexidade das relações entre a Europa e os países do Sul.
Desde 1995, atribui aquele prémio a duas personalidades, uma do Norte e outra do Sul, destacando o trabalho na protecção dos direitos humanos e no fortalecimento das relações Norte-Sul.