O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que vai demitir membros do conselho de administração do Centro de Artes Performativas John F. Kennedy, uma das principais instituições culturais dos EUA, e nomear-se presidente da instituição. “Sob a minha direção, vamos tornar o Kennedy Center, em Washington D.C., grande de novo. Decidi demitir imediatamente vários membros do Conselho de Administração, incluindo o presidente, que não partilham a nossa visão para uma idade de ouro nas artes e na cultura”, escreveu numa publicação partilhada nas redes sociais.
O líder norte-americano disse ainda que vai ser o próprio a ditar a programação do Centro e que pretende acabar com eventos com artistas ‘drag’. “Em breve anunciaremos um novo Conselho de Administração, com um presidente fantástico, Donald J. Trump!”, pode ler-se.
Em resposta ao anúncio de Trump, os responsáveis pelo Kennedy Center disseram, numa decaração publicada do site da instituição, ter conhecimento da publicação e referiram estar “cientes de que alguns membros do nosso conselho receberam avisos de rescisão”. Segundo o regulamento do Centro, o presidente do conselho de administração é, por norma, eleito pelos membros do conselho de administração. “Não há nada nos estatutos do Centro que impeça uma nova administração de substituir os membros do conselho, no entanto, esta seria a primeira vez que tal ação seria tomada no Kennedy Center”, pode ler-se ainda.