Um avião da Jeju Air caiu esta noite no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, com 181 pessoas a bordo – 175 passageiros e seis membros da tripulação. O aparelho despenhou-se por volta das 09h07 (00h07 em Lisboa) ao aterrar no aeroporto da cidade de Muan, a cerca de 290 quilómetros da capital, Seul. Segundo as autoridades, o Boeing 737-8AS vindo da capital da Tailândia, Banguecoque, colidiu com uma vedação de betão e incendiou-se.
O piloto estaria tentar uma aterragem forçada, depois de uma primeira tentativa de aterragem ter falhado, devido a uma avaria do trem de aterragem, possivelmente causada pela colisão com um pássaro, mas não terá conseguido reduzir a velocidade até chegar ao fim da pista, o que provocou a colisão com a vedação e o incêndio.
Os dois sobreviventes foram resgatados a partir da cauda, a única parte do avião que manteve alguma forma, segundo o chefe do corpo de bombeiros de Muan. “Apenas a parte da cauda apresenta alguma forma, o resto está quase irreconhecível”, acrescentou Lee Jung-hyun, em conferência de imprensa.
Este é já um dos desastres mais mortíferos da história da aviação da Coreia do Sul.