Donald Trump: A nova tropa de elite

Donald Trump: A nova tropa de elite

Pergunta de chacha: qual o principal slogan de Donald Trump? Make America Great Again (“Tornar a América Novamente Grandiosa”). Questão mais encrencada: qual a grande promessa de Robert F. Kennedy Jr., o conspiracionista e trânsfuga democrata indigitado para secretário da Saúde? “Make America Healthy Again” (“Tornar a América Novamente Saudável”). O advogado que pertence à mais conhecida dinastia política dos EUA, sem quaisquer qualificações que o habilitem para o cargo, promete iniciar uma “revolução” em nome do bem-estar dos seus compatriotas, “eliminar as toxinas da comida, do ar e da água” e combater a “Big Farma” (as multinacionais farmacêuticas) e a “Big Ag” (as grandes empresas do setor agroalimentar). E qual será a primeira iniciativa do homem que negou a pandemia de Covid-19, que acha que a sida não tem nada a ver com o HIV e que as vacinas provocam autismo? De acordo com o Pagesix.com, o site de mexericos do mais antigo tabloide do mundo, o New York Post, Kennedy Jr. quer convencer o 47º Presidente a ingerir mais legumes e saladas e menos Big Macs e batatas fritas. As fontes anónimas citadas no artigo em causa também esclarecem que Trump faz e come o que lhe apetece, como demonstra uma das fotos que ilustra a prosa: ele no seu avião privado, com o filho mais velho, Elon Musk, o líder da Câmara dos Representantes (Mike Johnson) e também Kennedy, todos a degustarem menus da mais mediática cadeia de fast food do planeta.

Qual a ligação entre a dieta presidencial e as opções políticas que vão ser tomadas pela futura Administração? Como sói dizer-se, é a pergunta do milhão de dólares porque o homem que, a partir de 20 de janeiro, volta a ser o chamado líder do mundo livre escolheu uma equipa multifacetada. Com que critérios? Vamos ao primeiro: dinheiro, muito dinheiro. O pecúlio de Elon Musk já vai nos 348 mil milhões de dólares (crescimento de quase 10% desde as eleições de 5 de novembro). Um dos mais pobres parece ser Vivek Ramaswamy, o codiretor do Departamento de Eficiência Governamental com o patrão da Tesla, dupla incumbida de despedir 75% dos funcionários federais, com apenas 960 milhões. Segundo critério: fotogenia e comentariado na TV, em particular na Fox News. O melhor exemplo é Pete Hegseth, o escolhido para secretário da Defesa, que pretende afastar todos os oficiais do Pentágono que recusem obedecer a Trump. Terceiro critério: participação nos programas ideológicos definidos pelos dois principais centros de reflexão afetos ao trumpismo: The America First Agenda, do America First Policy Institute, e o Project 2025, da Heritage Foundation. A lista inclui John Ratcliffe (CIA), Linda McMahon (Educação), Stephen Miller (vice-chefe de gabinete), Brooke Rollins (Agricultura) e Howard Lutnick (Comércio), entre outros. Como escreveu o New York Times, trata-se de um gabinete que deve pôr em prática a prometida vingança de Trump contra todos os que lhe fizeram frente no primeiro mandato, acalmar os mercados para evitar perdas em Wall Street e ainda efetuar cortes drásticos nos orçamentos e nas agências tidos como desnecessários e que Trump acusa de serem o “estado profundo” (“deep state”) – a começar pelo FBI. Pergunta retórica: porque raio foi Scott Bessent designado secretário do Tesouro? Como é que um milionário homossexual, que já trabalhou para George Soros e apoiou Al Gore em 2000, vai zelar por contas certas, ao serviço do homem mais imprevisível de Washington D.C.?

Perfis maleáveis

Howard Lutnick
O capataz

Tal como Linda McMahon, este tubarão de Wall Street, de 63 anos, foi incumbido de recrutar a futura equipa governativa. Sobrevivente do 11 de setembro, admitiu publicamente que o seu atual trabalho consiste em encontrar pessoas capazes de manifestar “lealdade incondicional” a Trump: “É ele o CEO [o administrador]!” Se for confirmado pelo Senado, o futuro secretário do Comércio vai gerir um orçamento de 11 mil milhões e 51 mil funcionários.

Foto:CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH/LUSA

Marco Rubio
O diplomata

Já disse cobras e lagartos de Trump e, em 2016, disputou as primárias republicanas por achar que podia ser Presidente. Entretanto, o senador da Flórida, um ex-neoconservador, converteu-se ao MAGA. Caso seja confirmado pelos seus pares, será secretário de Estado. É um falcão que promete ser duro contra o Irão e a China.

Robert Kennedy Jr.
O boateiro

O sobrinho do Presidente assassinado em Dallas, em 1963, e filho do candidato presidencial do Partido Democrata abatido em Los Angeles, em 1968, é conhecido pelas suas teorias conspiracionistas e fantasiosas. Depois de desistir da corrida à Casa Branca, em agosto, o advogado que pertence à mais mediática dinastia política da América foi recompensado por Trump. Está indigitado para secretário da Saúde. Se for confirmado pelo Senado, uma das suas primeiras medidas será pôr termo à vacinação infantil (com o argumento de que causa autismo).

Foto: JIM LO SCALZO/LUSA

Stephen Miller
O ideólogo

Aos 39 anos, é um dos principais conselheiros de Trump. No primeiro mandato presidencial, este intelectual californiano foi o principal responsável pelos discursos e por várias decisões controversas, nomeadamente em matéria migratória. Neto de judeus oriundos do antigo império russo, é um dos mentores das deportações de hispânicos e de muçulmanos em larga escala. É um dos quatro vice-chefes de gabinete e, claro, o mais influente.

Foto:AARON SCHWARTZ/LUSA

Michael Waltz
O coronel

Oficial das Forças Especiais (os Boinas Verdes) durante mais de um quarto de século, o congressista da Flórida é a escolha de Trump para conselheiro de Segurança Nacional. A ser confirmado pelo Senado, é um dos elementos da nova Administração com mais experiência política. Além de ter ocupado vários cargos no Pentágono, trabalhou com o Presidente George W. Bush e foi conselheiro do vice-presidente Dick Cheney. Um ex-neoconservador que defende agora uma postura agressiva face à China.

Pete Hegseth
O supremacista

O major da Guarda Nacional do Minnesota, que cumpriu missões em Guantánamo (Cuba), Bagdad (Iraque) e Cabul (Afeganistão), é a escolha de Donald Trump para secretário da Defesa. Este descendente de noruegueses, de 44 anos, é um símbolo da virilidade anti-woke, do ultranacionalismo cristão – como se demonstra pelas suas tatuagens no peito e nos braços, com a Cruz de Jerusalém e a expressão “Deus Vult”. Comentador da Fox News há uma década, cabe-lhe purgar os generais do Pentágono que recusem obedecer ao novo Presidente. A questão é saber se Pete, suspeito num caso de violação em 2017, sobrevive politicamente às audições no Senado.

Susie Wiles
A escudeira

A sua carreira como estratega e lobista do Partido Republicano começou com Ronald Reagan, em 1980, tinha ela 23 anos. Desde então, diz o site Politico, tornou-se a “mais desconhecida e temida” figura política norte-americana. Na madrugada de 6 de novembro, na mansão de Mar-a-Lago, na Flórida, foi a primeira a ser chamada ao palco, no discurso de vitória de Trump, que a saudou pela forma como dirigiu a campanha. 48 horas depois, era nomeada chefe de gabinete do futuro 47.º Presidente, a primeira mulher que ocupará tal função. Cabe-lhe manter a ordem na Sala Oval e tentar dominara errática imprevisibilidadedo homem que aí vai mandar.

Foto: ADAM S DAVIS/LUSA

Mehmet Oz
O cirurgião

O médico formado em Harvard há muito que deixou de fazer cirurgias cardiotorácicas. Trump escolheu a vedeta televisiva por ter “conquistado nove Emmys”, logo pode ser administrador do Medicare e do Medicaid, os programas que prestam cuidados de saúde a 150 milhões de norte-americanos e que representam perto de 20% do orçamento federal. Durante a pandemia, Oz foi criticado por defender a hidroxicloroquina e, antes, a comunidade académica acusou-o de promover produtos ditos naturais para “ganho próprio”.

Foto:JUSTIN LANE/LUSA

Lee Zeldin
O antiecologista

Como é que um negacionista climático se torna diretor da EPA, a agência para a proteção do ambiente dos EUA? Simples. Trump quer que este antigo congressista de Nova Iorque acabe com toda e qualquer regulação que entrave o “desenvolvimento económico”. Uma recompensa por ser também um dos dirigentes republicanos que nunca reconheceram a vitória de Joe Biden em 2020. Terá igualmente de ser confirmado pelo Senado.

Foto:JIM LO SCALZO/LUSA

Linda McMahon
A educadora

Velha amiga de Trump e financiadora do Partido Republicano, integrou a equipa do 45.º Presidente, tendo tutelado a agência responsável pelo apoio aos pequenos empresários (conhecida por SBA, Small Business Administration). Agora, aos 76 anos, a milionária e gestora (com o marido) do campeonato de luta livre americana, foi escolhida para ser a secretária da Educação.

Brooke Rollins
A lavradora

Jurista texana e ultraconservadora, de 52 anos, liderou o Departamento para a Inovação e o Conselho de Política Interna no primeiro mandato de Trump. Agora, se for confirmada pelo Senado, será a secretária da Agricultura, uma das maiores agências federais, com um orçamento superior a 200 mil milhões de dólares e 100 mil funcionários. O Presidente eleito diz que a também fundadora do centro de reflexão America First Policy Institute defenderá “como ninguém os agricultores, verdadeira coluna vertebral” dos EUA.

Foto:ANDREW HARNIK / LUSA

John Ratcliffe
O espião

No primeiro mandato de Donald Trump já ocupou o cargo de diretor nacional de informações e agora é o escolhido para chefiar a mais conhecida agência de espionagem do mundo, a CIA. “É um guerreiro pela verdade”, diz o Presidente eleito. O antigo congressista pelo Texas, que contestou a ingerência russa nas eleições de 2016 e se bateu contra qualquer processo de destituição de Trump, tem ainda de ser aprovado pelo Senado.

Foto:SHAWN THEW/LUSA

Kristi Noem
A manequim

Antiga participante em concursos de beleza e governadora do Dakota do Sul, esta conservadora ganhou notoriedade nacional quando, em plena pandemia, recusou cumprir as medidas de confinamento decretadas em Washington D.C. Fã entusiástica de Trump, chegou a ser apontada como possível vice-presidente. Se for aceite pelo Senado, será a secretária de Segurança Nacional (Homeland Security).

Tulsi Gabbard
A infiltrada

A veterana que combateu no Iraque e tem a patente de coronel foi congressista pelo Havai e dirigente do Partido Democrata entre 2013 e 2020. Neste último ano, participou nas primárias contra Joe Biden e, no verão passado, tornou-se uma entusiasta apoiante de Trump. Escolhida para ser diretora nacional de informações e tutelar as 18 agências secretas do país, terá a vida complicada nas audições que a esperam no senado. Considera que a invasão russa da Ucrânia é fruto das “provocações” dos EUA.

Foto: JIM LO SCALZO/LUSA

Elise Stefanik
A embaixadora

Eleita para a Câmara de Representantes com apenas 30 anos, esta nova-iorquina formada em Harvard é uma republicana que, na última década, mudou várias vezes de opinião. Criticou a misoginia e os desvarios políticos de Trump, mas tornou-se porta-voz do MAGA. Defendeu a entrada da Ucrânia na NATO e acusou Putin de ser um criminoso de guerra; entretanto, moderou as críticas ao Kremlin, defende o fim da ajuda militar e financeira a Kiev e está pronta ser a embaixadora dos EUA na ONU, instituição que acusa de antissemitismo. O Senado terá de confirmar a sua escolha.

Foto:KEVIN DIETSCH / LUSA

Thomas Homan
O xerife

A 10 de novembro, na sua rede social, Truth Social, Trump revelou que a futura Administração iria ter um “czar das fronteiras” e que o escolhido era um antigo polícia que trabalhou ainda para Barack Obama: “O Tom Homan vai encarregar-se de deportar todos os estrangeiros para os respetivos países de origem.” Presume-se que a medida não se aplique a todos os que nasceram fora dos EUA e adquiriram a nacionalidade americana (45 milhões), mas apenas aos que permanecem em situação irregular, mesmo os que pagam impostos (11 milhões).

Foto: JIM LO SCALZO/LUSA

Doug Burgum
O facilitador

O governador do Dakota do Norte é o escolhido pelo Presidente eleito para ocupar o cargo de secretário do Interior, um género de ministro da Administração Interna que tem direito a sentar-se no Conselho de Segurança Nacional e competências para definir quais os locais onde se podem explorar combustíveis fósseis. Ou seja, vai multiplicar as licenças para a fraturação hidráulica e a explloração petrolífera em sítios como o Alasca.

Foto:GEORGE NIKITIN/LUSA

Elon Musk
O histérico

O empresário mais rico e influente do mundo anda eufórico por Trump o ter convidado para dirigir, com Vivek Ramaswamy, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, acrónimo em inglês). Um cargo que dispensa confirmação do Senado e que permitirá ao dono da Tesla e da SpaceX promover os seus negócios globalmente. O “first buddy” (“primeiro compincha”) ou “amiguinho n.º 1 do Presidente” admite cortar um terço da despesa pública e eliminar 329 das 428 agências federais.

Foto:Chip Somodevilla / LUSA

Pam Bondi
A justiceira

Esta antiga militante do Partido Democrata foi a primeira mulher a tomar posse como procuradora-geral da Flórida, cargo que ocupou entre 2011 e 2019. Desde então, tornou-se advogada e apoiante de Trump , ao mesmo tempo que aceitou ser lobista de empresas como a Amazon e a Uber, ou de Estados como o Qatar. A sua indigitação resulta do afastamento de Matt Gaetz, envolvido em escândalos de festas com menores e drogas. Aos 59 anos, tem uma missão muito clara: ilibar o 47.º Presidente de qualquer processo.

Artigo exclusivo para assinantes. Já é assinante? Faça login AQUI
A informação independente, rigorosa e de confiança é essencial para a defesa da democracia. Precisamos de si: assine e apoie o jornalismo de qualidade. Porque é preciso ter VISÃO.
1 mês por €6,90
Assinar

Mais na Visão

Mais Notícias

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

Teatro: 'A Família Addams - o musical'

45 anos de Jornal de Letras

45 anos de Jornal de Letras

Em

Em "A Senhora do Mar": A família Bettencourt morreu na explosão?

Em

Em "A Fazenda": Duarte foi morto por crocodilos?

Já jogámos na Nintendo Switch 2: gargalhadas garantidas, mas vale a pena?

Já jogámos na Nintendo Switch 2: gargalhadas garantidas, mas vale a pena?

Veja já as imagens do primeiro episódio de

Veja já as imagens do primeiro episódio de "A Serra"

A importância do envolvimento dos colaboradores

A importância do envolvimento dos colaboradores

Caras conhecidas à procura de um verão com estilo

Caras conhecidas à procura de um verão com estilo

Cascais Ópera:

Cascais Ópera:"Os jovens vão a concurso, não só para ganhar, mas também para serem conhecidos, terem oportunidades"

Tiger Woods assume relação com Vanessa Trump

Tiger Woods assume relação com Vanessa Trump

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Famosos desfilam na passadeira dos prémios PLAY

Famosos desfilam na passadeira dos prémios PLAY

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

26 consequências surpreendentes do aquecimento global

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Miguel Castro Freitas assume direção criativa da Mugler

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

Clima: como o Alentejo Litoral se prepara para a “guerra”

CARAS Decoração: em Vila Nova de Gaia, um apartamento transformado num refúgio de férias

CARAS Decoração: em Vila Nova de Gaia, um apartamento transformado num refúgio de férias

Mais vale prevenir do que fechar

Mais vale prevenir do que fechar

Guelra First Floor: Chegar ao Japão, sem sair da mesa

Guelra First Floor: Chegar ao Japão, sem sair da mesa

Nestas pinturas, encontramos a beleza das coisas simples

Nestas pinturas, encontramos a beleza das coisas simples

'Bora dançar hip hop?

'Bora dançar hip hop?

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

Mavoglurant: Medicamento experimental contra vício da cocaína apresenta resultados promissores

Mavoglurant: Medicamento experimental contra vício da cocaína apresenta resultados promissores

Descoberto em Portugal fóssil de novo dinossauro herbívoro de há 150 milhões de anos

Descoberto em Portugal fóssil de novo dinossauro herbívoro de há 150 milhões de anos

Família real monegasca reúne-se para o tradicional Baile da Rosa

Família real monegasca reúne-se para o tradicional Baile da Rosa

Descoberta revolucionária sobre a doença de Parkinson pode abrir caminho a novos tratamentos

Descoberta revolucionária sobre a doença de Parkinson pode abrir caminho a novos tratamentos

Os miúdos já votaram!

Os miúdos já votaram!

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

CARAS Decoração: a icónica cadeira 699 Superleggera, de Gio Ponti

Saint Laurent encerra Semana da Moda de Paris com Bella Hadid

Saint Laurent encerra Semana da Moda de Paris com Bella Hadid

As 10 zonas erógenas masculinas

As 10 zonas erógenas masculinas

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

BYD Yangwang U7 tem suspensão preditiva que trabalha 1000 vezes por segundo

Associações ZERO e UVE alertam para risco de aumento de preços no carregamento de veículos elétricos

Associações ZERO e UVE alertam para risco de aumento de preços no carregamento de veículos elétricos

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Forma como o café é feito pode ter consequências nos níveis de colesterol

Forma como o café é feito pode ter consequências nos níveis de colesterol

Tri-Péptidos Revitalift Laser – o novo sérum que combate 10 sinais de idade

Tri-Péptidos Revitalift Laser – o novo sérum que combate 10 sinais de idade

6 peças-chave para enfrentar a chuva da primavera

6 peças-chave para enfrentar a chuva da primavera

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

O fim da 'ansiedade de autonomia': A revolução silenciosa dos veículos elétricos

O fim da 'ansiedade de autonomia': A revolução silenciosa dos veículos elétricos

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

CARAS Decoração: as novas peças desenhadas pelos irmãos Bouroullec para a Vitra

CARAS Decoração: as novas peças desenhadas pelos irmãos Bouroullec para a Vitra

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

VISÃO Se7e: Ideias para aproveitar os 60 minutos de luz extra

VISÃO Se7e: Ideias para aproveitar os 60 minutos de luz extra