As máquinas de venda automática no Japão são conhecidas por terem todo o tipo de objetos, comidas e bebidas à venda. Além do típico – café, agua, sumos, bolachas, chocolates, brinquedos – já existe à venda carne de baleia e, agora, mais recentemente, o sucesso é a carne de urso.
A ideia surgiu de um restaurante local, na cidade de Akita, no norte do Japão, que decidiu apostar na venda de um produto típico e utilizar a cozinha tradicional num conceito mais comercial. Assim, quem chega de comboio à estação de Tazawako encontra carne de urso negro japonês por ¥2,200 (cerca de 15,18€) por cada 250 gramas.
A máquina de venda automática foi instalada em novembro de 2022. Segundo o jornal japonês The Mainichi, em média, vende de 10 a 15 pacotes por semana, havendo ainda quem peça, via email, para provar. A maioria dos consumidores são turistas interessados em experimentar esta novidade.
Os ursos são capturados nas montanhas da cidade, durante a época de caça – que é limitada – , por um grupo local e depois enviados para o matadouro. “A carne de urso tem um sabor puro e não fica dura, mesmo quando está fria. Pode ser usada para um vasto número de pratos, desde guisados a bifes”, explicou um porta-voz do restaurante Soba Goro ao jornal.
Esta novidade nas máquinas está a fazer sucesso, tal como aconteceu com a carne de baleia. A maior empresa nesta área do Japão, Kyodo Senpaku, pretende que este tipo de carne esteja em 100 locais em todo o país nos próximos cinco anos.
De acordo com a Japan Vending System Manufacturers Association, citada pelo Guardian, o número de máquinas chegou aos quatro milhões em 2020.