Os funcionários do jardim zoológico de Kharkiv tiveram de arranjar uma solução criativa para que Chichi, a fêmea chimpanzé que fugiu na segunda-feira, regressasse a casa. Durante umas horas, o animal andou a vaguear pelas ruas da cidade e até andou a “passear” pelo parque.
Mas quando começou a chover, Chichi foi pedir ajuda aos tratadores, que lhe emprestaram um casaco amarelo para a proteger. Já depois de terem ganhado a confiança do mamífero, os funcionários do zoo colocaram Chichi no banco de uma bicicleta e levaram-na novamente para o local de residência.
O vídeo foi divulgado no Twitter pela jornalista bielorrussa Hanna Liubakova e já foi reproduzido mais de quatro milhões de vezes:
“Estava a andar pela cidade enquanto os funcionários do zoológico tentavam convencê-la a voltar. De repente, começou a chover e o macaco correu em direção a um funcionário para buscar um casaco. Depois, concordou em voltar ao zoo”, lê-se na publicação.
O diretor do jardim zoológico, Oleksiy Hryhoriev, garantiu que o animal voltou em segurança e sem qualquer ferimento.
No início da guerra, esta cidade foi fortemente atacada pelo exército russo, o que obrigou a que houvesse uma evacuação do jardim zoológico: a fêmea de chimpanzé foi um dos animais que foram retirados do local. De acordo com o proprietário do zoo, mais de 100 animais morreram durante a evacuação do parque.