Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 40 ficaram feridas, incluindo idosos e crianças, depois de uma carrinha vermelha atingir um desfile de Natal no centro da cidade de Waukesha, no estado norte-americano de Wisconsin. O acidente aconteceu pelas 17h locais deste domingo, 23h em Portugal Continental.
A informação foi confirmada pelas autoridades locais e nas redes sociais da autarquia, sendo que o chefe da polícia de Waukesha, Daniel Thompson, afirmou, em declarações aos jornalistas, que o principal suspeito já foi detido. Na conta de Twitter da autarquia, pode ler-se que os números de mortos e feridos podem vir a aumentar nas próximas horas.
Vários vídeos partilhados nas redes sociais mostram o momento em que o suspeito avança contra várias pessoas que faziam parte do desfile natalício, incluindo músicos de uma banda e um grupo de cheerleaders que realizavam uma performance.
Entre as vítimas estão membros de um grupo de dança feminino mas também elementos de um grupo recreativo de terceira idade. Aos jornalistas, o presidente da Câmara de Waukesha, Shawn Reilly, disse estar “profundamente triste por saber que tantos da comunidade foram ao desfile, mas acabaram a ter de enfrentar ferimentos e tristeza”.
O chefe dos bombeiros, Steven Howard, também confirmou aos jornalistas que a sua equipa levou 11 adultos e 12 crianças para hospitais próximos. Já o hospital pediátrico Children’s Wisconsin confirmou que recebeu 15 doentes até as 20h de domingo e o Aurora Medical Center-Summit referiu que estava a assitir 13 pessoas, incluindo três em estado crítico.
A polícia referiu que estão a decorrer investigações para se descobrir o que terá motivado o ataque, sem ainda avançar com mais informações relativamente à identidade do suspeito.