Um grupo de manifestantes protestou à porta do Studioworks no Television Centre, um complexo de edifícios em White City, Londres, acusando a BBC de ser responsável por promover a vacinação contra a Covid-19. Os manifestantes acreditavam que a estação televisiva operava no edifício, desconhecendo que, em 2013, a BBC alterou a sede da empresa.
Do lado de fora do Studioworks, a multidão agitada gritava “vergonha” e criticava a cobertura noticiosa da BBC sobre a pandemia. Os protestos também visavam a vacinação de crianças e as possíveis medidas que o Governo de Boris Johnson pretende aplicar já no próximo mês, nomeadamente o passaporte de vacinação que permite a entrada em vários espaços públicos.
Algumas manifestantes tentaram invadir o prédio, enquanto a polícia fazia uma barreira para impedir que conseguissem entrar dentro das instalações. Vários conflitos surgiram entre a polícia e os manifestantes, mas não existiram detenções segundo a polícia explicou ao jornal Mirror, na última segunda-feira.
Atualmente, três estúdios do edifício que ainda pertencem à BBC estão alugados à ITV, um canal de televisão, que utiliza os estúdios para gravar programas diários, como Good Morning Britain e This Morning. O edifício funciona, também, como um condomínio privado com apartamentos, estúdios, escritórios e hóteis.
Uma das apresentadoras do programa The Loose Women, Charlene White, agradeceu às forças de segurança que mantiveram os manifestantes fora do estúdio enquanto o programa da ITV estava a ser transmitido.
“Não tenho a certeza do que os manifestantes esperavam encontrar, mas tudo o que teriam descoberto era eu, a Jane, a Nadia e a Penny no Loose Women a falar sobre a menopausa”, disse a apresentadora ao The Guardian.
Nas redes sociais é possível aceder a várias gravações do momento.
A nova sede da BBC, conhecida como Broadcasting House, localiza-se a oito quilómetros de distância do local da manifestação e fica no bairro de Marylebone.