Nadia, uma tigre-fêmea malaia de quatro anos de idade, testou positivo para o coronavírus. O teste foi confirmado pelo Laboratório Nacional de Serviços Veterinários do USDA, no Iowa. Nadia, a sua irmãAzul, dois tigres de Amur e três leões africanos apresentam tosse seca como sintoma, confirmou a Wildilife Conservation Society (WCS), que gere o zoo, em comunicado.
Os animais do jardim zoológico de Bronx, em Nova Iorque, estão a recuperar. O departamento da Agricultura dos EUA confirmou o resultado de Nadia e acreditam que seja a primeira infeção conhecida de um animal nos EUA com o Covid-19.
Os tigres, apesar da falta de apetite, “estão bem, estão a ser acompanhados por veterinários” refere o zoo. “Nós testámos o tigre com muito cuidado e garantimos que todo o conhecimento que obtivermos sobre a Covid-19 contribua para o melhor entendimento deste novo coronavírus a nível mundial”.
No comunicado, o jardim zoológico acrescentou que “os nossos animais foram infetados por um tratador assintomático que contraiu o vírus. Estão em vigor medidas preventivas apropriadas a todos os funcionários que tratam dos animais nos quatro jardins zoológicos da WCS”.
Os responsáveis garantem que estão a acompanhar a situação do felino mas “não se sabe como esta doença se desenvolverá, visto que diferentes espécies podem reagir de maneiras diferentes a novas infeções”.
Os quatro jardins zoológicos estão encerrados desde o dia 16 de março.