Uma vez que as análises de ADN não permitiram chegar a nenhuma conclusão – não foi encontrada compatibilidade com nenhum dos perfis de pessoas desaparecidas – as autoridades da província estão agora a apelar à população que ajude a identificar o dono do ténis encontrado numa praia de West Vancouver em setembro de 2018.
Para já, sabe-se apenas que o pé pertencia a um homem, calçado com uns Nike cinzentos claros, com o logótipo a preto e atacadores brancos, e meias azuis. Com base na estrutura do pé, os investigadores acreditam que o proprietário teria menos de 50 anos quando morreu.
Este foi o 15º pé humano a dar à costa na região desde 2007. Dez destes pés foram identificados como pertencentes a pessoas dadas como desaparecidas (alguns formaram pares), enquanto a identidade dos outros cinco permanece um mistério.
Por muito macabra que pareça a descoberta dos pés sem dono, as autoridades sublinham não ter qualquer razão para suspeitar de crime. “Às vezes são mortes naturais, ou suicídios ou mortes acidentais, como uma queda”, esclarece Andy Watson, porta-voz do British Columbia Coroners Service.
Mas porquê pés e não qualquer outra parte do corpo? Os responsáveis explicam que tem a ver com a forma como o corpo humano de decompõe, a juntar ao facto de os pés estarem, normalmente, protegidos pelos sapatos, que os preservam dos elementos e das criaturas marinhas.