O incidente ocorrido hoje num mercado de Natal, em Berlim, fez nove mortos e, pelo menos, 50 feridos, adiantou a polícia alemã.
Um camião entrou pelo mercado de Natal, que estava lotado de pessoas. O incidente aconteceu esta tarde, junto à Igreja Kaiser Wilhelm e, de acordo com as testemunhas ouvidas no local, o ato foi deliberado. Os factos ocorreram às 20:15 locais (19:15 em Lisboa) na praça Breitscheidplatz, quando um veículo pesado saiu da estrada e entrou na zona pedonal do mercado de Natal.
“Há pelo menos 50 feridos, alguns em estado grave, há mortos”, disse o porta-voz da polícia da capital alemã, citado pela agência France Presse (AFP). A France Presse cita igualmente a agência alemã DPA, que admite a possibilidade de se tratar de um atentado. O incidente desta segunda-feira lembra o ataque de julho, em França, quando um homem ao volante de um camião entrou na avenida onde festejavam o Dia da Bastilha, matando 86 pessoas. A polícia matou o condutor no atentado de Nice, reivindicado pelo Daesh.
A chanceler alemã, Angela Merkel, já lamentou o atentando, afirmando-se “de luto” pelo ocorrido.
Suspeito detido
A polícia alemã disse hoje que deteve um homem suspeito de conduzir o camião que entrou por um mercado de Natal em Berlim, provocando nove mortos e dezenas de feridos.
Segundo a polícia da capital alemã, o condutor foi detido próximo do local do incidente. Há informações que apontam para que um alegado co-piloto terá morrido na sequência do abalroamento do mercado.
Camião polaco
O camião pertence a uma empresa polaca sediada em Gdansk, segundo avança a imprensa regional alemã. O dono da companhia, referenciado apenas por Ariel Z, deu uma entrevista à rádio polaca TVN24, esta segunda-feira, confirmando que o autor do ataque é seu primo. Ele queria passar a noite na cidade, disse Ariel, acrescentando que não podia imaginar que o seu primo, que tem 15 anos de experiência como motorista, poderia causar um incidente como este.