A lista da Revista Forbes contempla os 30 nomes mais bem pagos da música e os valores tidos em conta são os totais antes de impostos entre 1 de junho de 2015 e 1 de junho de 2016.
Os dados conseguidos pela revista têm várias origens: a publicação Pollstar, o site de pesquisas de mercado Nielsen e a RIAA – Recording Industry Association of America, bem como entrevistas com os managers, agentes e advogados das figuras públicas ou com os próprios artistas.
1 – Taylor Swift
Taylor Swift não é apenas a artista mais bem paga do mundo da música, mas também a celebridade mais bem paga do ano com rendimentos de 170 milhões de dólares, ou quase 161 milhões de euros. No ano passado foi a quarta cantora mais bem paga, mas este ano a ascensão foi notória.
A artista, que fez 27 anos no dia a3 de dezembro, já lançou cinco álbuns, o primeiro dos quais em 2006, quando tinha apenas 17 anos, e em todos eles os sucessos de vendas foram muito consideráveis.
2 – One Direction
Em segundo lugar está a banda One Direction, que já no ano passado se encontrava nesta posição, com rendimentos de 110 milhões de dólares ou quase 104 milhões de euros. O quarteto formado no X Factor pelos britânicos Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson e pelo irlandês Niall Horan ocupa o segundo lugar da lista mesmo num ano em que estiveram parados, sem qualquer tour. Têm quatro álbuns e foram considerados a banda mais bem paga de sempre.
3 – Adele
Logo a seguir, com rendimentos na ordem dos 80.5 milhões de dólares ou quase 76 mil euros está a cantora Adele, conhecida por esgotar todos os concertos que dá. Tem dez Grammy Awards, oito Brit Awards, um Globo de Ouro e um Oscar. Lançou três álbuns e foi nomeada artista do ano de 2011 pela revista Billboard, foi colocada em quinto lugar na lista das “100 Grandes Mulheres da Música” da VH1 e eleita uma das mulheres mais influentes do mundo pela TIME.
4 – Madonna
A rainha da Pop ocupa o quarto lugar do Top com 76.5 milhões de dólares, o equivalente a quase 73 milhões de euros, em grande parte graças à Rebel Heart Tour e aos negócios de perfumaria e no mundo da moda. Tem 33 anos de carreira, lançou 13 álbuns e vendeu mais de 300 milhões de cópias no mundo inteiro. Foi reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records.
5 – Rihanna
1,75 milhões de dólares ou quase 71 milhões de euros é o rendimento anual de Rihanna. A fortuna é amealhada pelos muitos concertos que dá, mas também pela participação publicitária em várias campanhas da Dior, da, Puma, da Stance e da Samsung. É a mulher dos sete ofícios: Cantora, compositora, dançarina, coprodutora, modelo, atriz e designer de moda que criou uma marca de chapéus de chuva depois do êxito do single Umbrella.
6 – Garth Brooks
O cantor Much Too Young, To Feel This Damn Old ocupa a sexta posição do Top.
70 milhões de dólares ou quase 67 milhões de euros. É assim que se governa o mais bem pago cantor de Country americano.
Garth Brooks é o único artista da história da música que lançou 7 álbuns classificados como diamante, dado o incrível número de vendas, pela Recording Industry Association of America.
Curiosidade: Brooks é licenciado em Marketing pela Universidade de Oklahoma (1985) e mestre em Administração de empresas pela mesma instituição (2011).
7 – AC/DC
A Highway to Hell é a sétima estrada mais lucrativa deste Top.
Os manos do Rock, Malcolm Young e Angus Young, renderam 67.5 milhões de dólares ou quase 64 milhões de euros em 2016. Considerados por muitos os grandes pioneiros do Heavy metal, andam a Rock n’ Rollar desde 1973, tendo sofrido algumas alterações ao longo do tempo, e já venderam mais de 200 milhões de cópias de álbuns em todo o mundo.
Curiosidade: Em 2004 foi inaugurada uma rua com o nome da banda em Melbourne, na Austrália, a cidade de onde são originários, Chama-se AC/DC Lane, antes Corporate Lane e o nome foi mudado depois de uma votação unânime do Conselho Municipal.
8 – Rolling Stones
No oitavo lugar do Top não sabemos bem como they (Can’t Get No) Satisfaction.
Em paralelo com os Beatles foram considerados a banda britânica mais relevante dos anos 60 e este ano, 54 anos depois, continuaram a fazer furor com um rendimento de 66.5 milhões de dólares quase 63 milhões de euros.
Curiosidade: A “A Bigger Bang Tour” foi – de 2005 a 2007 – a turné mais lucrativa da banda, valeu-lhes quase 560 mil dólares. Despois deste sucesso a banda decidiu dar um concerto gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O espetáculo recebeu mais de 2 milhões de pessoas e chegou ao livro do Guiness como o concerto gratuito de uma banda mais cheio de todos os tempos.
9 – Calvin Harris
É desde 2013 o Dj mais bem pago do mundo. Este ano arrecadou 63 milhões de dólares ou quase 60 milhões de euros.
Conhecido por agarrar em vozes conhecidas, o DJ, produtor, músico, letrista, cantor e compositor britânico tem 4 álbuns e alguns dos singles de maior sucesso de sempre no mundo da música eletrónica.
10 – Diddy
O rapper Shean Combs, mais conhecido por P. Diddy, consegui este ano 62 milhões de dólares ou quase 59 milhões de euros.Além do sucesso como cantor, é produtor e dono de uma editora, empresário, tem uma linha de roupa, uma produtora de cinema e uma cadeia de restaurantes.
11 – Bruce Springsteen
Tem 47 anos de carreira e este ano arrecadou 60.5 milhões de dólares ou quase 58 milhões em euros.
É um dos artistas americanos de maior sucesso comercial de sempre. Tem um álbum, o Born to Run, na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame e de entre os prémios conseguidos destacam-se vinte Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.
12 – Paul McCartney
É cantor e multi-intrumentalista, compositor, produtor de música e cinema e um dos homens mais ricos de Inglaterra. A sua ascensão internacional deu-se nos Beatles mas mesmo depois da extinção continuou a construir a sua carreia a solo e na banda Wings que formou com a sua primeira mulher, Linda McCartney.
13 – Justin Bieber (empate)
Tem 22 anos e é o 13º músico mais bem pago de 2016, com um rendimento 56 de milhões de dólares, quase 53 milhões de euros, num empate com Kenny Chesney. Começou no Canadá a fazer covers no Youtube mas foi nos Estados Unidos que se lançou com apenas 15 anos. Desde essa altura que tem vindo sempre a crescer com milhares de discos vendidos, vários singles de sucesso, participações publicitárias e cinematográficas. Tem sete prémios da Billboard Music Awards, sete American Music Awards e dois MTV Video Music Awards.
13 – Kenny Chesney (empate)
Foi também classificado como número 13 pela Forbes porque tem exatamente o mesmo rendimento que Justin Bieber: 56 de milhões de dólares, quase 53 milhões de euros.
O cantor, compositor e produtor americano é um dos mais relevantes nomes do Country. Começou em 1968 e lançou 20 álbuns e 14 deles chegaram ao ouro e a classificações mais elevadas pela Recording Industry Association of America.
15 – U2 (empate)
Considerada por muitos a banda irlandesa mais relevante de todos os tempos, os U2 arrecadaram este ano 55 milhões de dólares ou quase 52 milhões de euros.
São a banda com mais prémios Grammy de sempre – 22 no total – e já moram no Rock and Roll Hall of Fame. A Rolling Stone classificou-os como a “Maior Banda do Mundo”. O quarteto, que inicialmente tinha 5 membros, é ainda conhecido por vários trabalhos em campanhas pelos direitos humanos.
15- The Weeknd (empate)
Chama-se Abel Makkonen Tesfaye e é cantor de R&B e produtor musical. Conhecido pela sua voz fora do vulgar e o uso da chamda “high note” teve um 2016 que lhe rendeu 55 milhões de dólares ou quase 52 milhões de euros.Estreou-se em 1990 e em 2010 lançou-se com este pseudónimo – “The Weeknd” – e foi o primeiro artista a ter três singles – “Can’t Feel My Face”, “The Hills” e “Earned It” – do seu segundo album – Beauty Behind The Madness – nas três primeiras colocações na tabela da Billboard Hot R&B.